Revista Newsweek lança nova versão para superar queda das vendas

A revista americana Newsweek lançou nesta segunda-feira uma nova versão para tentar superar a crise das vendas que afeta a imprensa escrita nos Estados Unidos.

AFP |

A primeira edição da nova Newsweek apresenta uma entrevista exclusiva com o presidente americano, Barack Obama.

A revista, criada há 76 anos e que pertence ao Washington Post desde 1961, passará a focalizar mais reportagens e debates, menos nas notícias factuais, explicou o redator-chefe, Jon Meachem.

De acordo com especialistas, a Newsweek busca se aproximar da revista britânica The Economist e se distanciar da Time, sua maior concorrente nos Estados Unidos.

Esta evolução se deve principalmente à revolução da internet, afirmou Kathleen Deveny, uma das responsáveis pela gestão da revista. "O fluxo cotidiano da informação aumenta constantemente, mas as receitas e o número de páginas de publicidade diminuíram, devido à crise financeira. Cortamos 160 postos de trabalho, ficando com cerca de 400 funcionários, e a revista fechou no vermelho em 2008", explicou.

A nova versão da Newsweek tem como público-alvo "leitores informados, em busca de uma publicação capaz de ajudá-los a colocar o fluxo da informação em perspectiva", afirmou Deveny.

"Vamos nos concentrar num público menor, porém mais esclarecido", acrescentou, destacando que a tiragem da revista passará de 2,6 a 1,5 milhão de exemplares até o fim deste ano.

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