Réveillon na Paulista espera 2 milhões de pessoas; veja esquema de trânsito

SÃO PAULO - A 12ª edição do réveillon na Paulista promete ser a maior já realizada, segundo os organizadores. A expectativa é de que cerca de 2 milhões de pessoas comemorem a virada do ano na avenida. O evento terá apresentação do cantor Daniel, das bandas Skank, Babado Novo, do trio KLB e da campeã do carnaval de São Paulo em 2008, a Vai-Vai, que encerrará a festa.

Redação |

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) montou um esquema especial de trânsito para garantir a segurança do espetáculo. Segundo a CET, a interdição na Avenida Paulista começou por volta das 10h. A via está fechada nos dois os sentidos, no trecho compreendido entre as ruas Teixeira da Silva e Consolãção. O acesso é permitido apenas pelas Rua Maria Figueiredo e Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

A partir das 20h, até o encerramento da festa, que está previsto para as 2h30, a avenida ficará interditada da Rua Haddock Lobo até a Teixeira Silva, com permissão de transposição pela Alameda Joaquim Eugênio de Lima, Avenida Brigadeiro Luís Antônio, Rua Maria Figueiredo e Rua Augusta.

A recomendação da CET para os motoristas que vão no sentido Consolação é utilizar como alternativa as ruas Bernardino de Campos, Treze de Maio, Cincinato Braga, São Carlos do Pinhal, Antônio Carlos, Rui Barbosa, Augusta e da Consolação. Já quem vai no sentido Paraíso as alternativas são: Alameda Santos, ruas Cubatão e Abílio Soares, Avenida Bernardino, Rua da Consolação, Ligação Leste-Oeste e Avenida 23 de Maio.

A prefeitura recomenda o uso do metrô para chegar à região, já que as três linhas vão operar ininterruptamente durante a madrugada. Cerca de 2,5 mil integrantes da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET e seguranças da produção foram destacados para garantir o bem-estar do público.

A festa

O tema do evento deste ano será São Paulo e o mundo se encontram aqui, em uma referência às diferentes culturas e etnias que formam a cidade. O palco de 800 m² foi montado entre as ruas Ministro Rocha de Azevedo e Frei Caneca, com uma cenografia composta por telões e painéis eletrônicos, simulando um imenso porta-retrato.

Segundo a organização do evento, quem vai abrir a festa é o grupo Saia Rodada. Em seguida, será a vez do grupo Babado Novo e dos irmãos do KLB. O cantor Daniel faz a contagem regressiva da noite no palco e abre o ano de 2009. Depois, começa o show do Skank. Quem encerra a noite é a escola de samba Vai-vai.

AE
Bruno, do KLB, testa os instrumentos no palco da Paulista

Após a meia-noite, haverá 15 minutos de um espetáculo pirotécnico produzido por 100 mil fogos de artifício e mais de seis mil bombas multicoloridas, número 30% maior do que no ano passado.

Também está programada uma chuva de 5 milhões de confetes metalizados e 10 mil balões multicoloridos nas imediações do palco. Os espectadores poderão acompanhar tanto os shows quanto os fogos através de caixas de som e 12 painéis de alta resolução distribuídos pelos dois quilômetros da Paulista.

Para garantir atendimento médico, serão instalados 10 ambulatórios com médicos e enfermeiros de plantão em pontos estratégicos da Avenida Paulista, incluindo ambulâncias e UTIs móveis para cuidar da remoção dos pacientes. A alimentação tambéms erá garantida com 60 pontos de venda de alimentos e bebidas.

Após o término das comemorações, 200 pessoas farão a limpeza. No total, 3.500 pessoas vão trabalhar na montagem e na realização de todo o evento.

Previsão do tempo

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o início da noite de réveillon poderá ter pancadas de chuva em algumas regiões da capital. Os termômetros devem alcançar máxima de 28ºC e mínima de 19ºC, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet).

Amanhã o tempo segue abafado com sol entre nuvens e temperaturas variando entre a mínima de 19ºC e a máxima de 30ºC. No período da tarde também podem ocorrer pancadas de chuva para a capital paulista. A propagação de uma frente fria causa chuvas mais generalizadas, o que eleva o risco de alagamentos, no final de semana.

Leia mais sobre: Réveillon na Paulista

Leia também:

    Leia tudo sobre: reveillonsão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG