Reunião ministerial trata de PAC2, Haiti e economia

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne os ministros nesta quinta-feira na Granja do Torto, na primeira reunião da equipe este ano. O tema principal do encontro são as obras de infraestrutura previstas no Programa de Aceleração do Crescimento no período que se inicia em 2011, primeiro ano do próximo mandato presidencial. Chamado de PAC 2, será apresentado na última parte da reunião pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), coordenadora do programa que teve início em janeiro de 2007 e previa investimentos de 503,9 bilhões de reais até 2010. O novo plano é considerado pelo governo um inventário de projetos para o sucessor.

Reuters |

Na abertura, em torno de 9h20, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, fez um relato sobre a situação no Haiti. Segundo o ministro, que conversou com o presidente do país caribenho, René Préval, o mais complicado da tragédia é a dificuldade de enterrar os corpos depois do terremoto que atingiu o país na semana passada.

Na sequência, estava prevista a apresentação do Portal Brasil, novo site, desenvolvido pela empresa TV1, que vai agregar os portais governamentais e dirigir o cidadão para a área que procura.

Produzido em três línguas, pretende divulgar o país no exterior. A estréia está prevista para março e a exposição para os demais ministros seria realizada pelo ministro da Comunicação Social, Franklin Martins.

A agenda prevê ainda uma exposição do ministro Guido Mantega (Fazenda) sobre conjuntura econômica e perspectivas para 2010.

O encontro termina por volta de 14h para que os ministros possam comparecer à cerimônia fúnebre em homenagem aos militares mortos no Haiti. Está prevista uma comunicação à imprensa ao final do encontro.

Cinco ministros não compareceram e mandaram representantes: Comunicação, Transporte, Cultura, Justiça e Relações Exteriores.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG