SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne os ministros nesta quinta-feira na Granja do Torto, na primeira reunião da equipe este ano. O tema principal do encontro são as obras de infraestrutura previstas para o Programa de Aceleração do Crescimento no período que se inicia em 2011, primeiro ano do próximo mandato presidencial.

Chamado de PAC 2, será apresentado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), coordenadora do programa que teve início em janeiro de 2007 e previa investimentos de R$ 503,9 bilhões até 2010. O novo plano é considerado pelo governo um inventário de projetos para o sucessor.

Haiti

A situação do Haiti, porém, foi o primeiro tema abordado pelo presidente. Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, e do secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, fizeram uma exposição sobre a condição atual da empobrecida nação caribenha, arrasada por um terremoto de 7,0 graus na Escala Richter ocorrido na terça-feira da semana passada.

Ao abrir o encontro, segundo relato de assessores, Lula anunciou que a reunião seria dividida em quatro temas principais. Além do Haiti, será discutido o lançamento do Portal Brasil, novo endereço do governo na internet, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social. A apresentação deverá ser feita pelo ministro Franklin Martins ou por um técnico da pasta.

A terceira exposição será feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a atual conjuntura econômica. Em seguida, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará a apresentação sobre o chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, plano de obras que será lançado pelo governo como uma extensão do PAC.

Programação

Para fechar a reunião, Lula deve fazer um resumo das atividades do ano previstas para 2010. A Presidência da República estima que o encontro termine às 14h, quando será servido o almoço. Depois, os ministros acompanharão o presidente à Base Aérea de Brasília, para homenagem aos militares mortos no terremoto do Haiti.

Cinco ministros estão representados por seus secretários-executivos na reunião da Granja do Torto: Celso Amorim (Relações Exteriores), Hélio Costa (Comunicações), Alfredo Nascimento (Transportes), Juca Ferreira (Cultura) e Tarso Genro (Justiça).

(*com informações das agências Estado e Reuters)

Leia mais sobre governo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.