Reunião ministerial nesta quinta-feira tem PAC2 como tema principal

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne os ministros nesta quinta-feira na Granja do Torto, na primeira reunião da equipe este ano. O tema principal do encontro são as obras de infraestrutura previstas para o Programa de Aceleração do Crescimento no período que se inicia em 2011, primeiro ano do próximo mandato presidencial.

iG São Paulo |

Chamado de PAC 2, será apresentado pela ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), coordenadora do programa que teve início em janeiro de 2007 e previa investimentos de R$ 503,9 bilhões até 2010. O novo plano é considerado pelo governo um inventário de projetos para o sucessor.

Haiti

A situação do Haiti, porém, foi o primeiro tema abordado pelo presidente. Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, e do secretário-geral do Itamaraty, Antonio Patriota, fizeram uma exposição sobre a condição atual da empobrecida nação caribenha, arrasada por um terremoto de 7,0 graus na Escala Richter ocorrido na terça-feira da semana passada.

Ao abrir o encontro, segundo relato de assessores, Lula anunciou que a reunião seria dividida em quatro temas principais. Além do Haiti, será discutido o lançamento do Portal Brasil, novo endereço do governo na internet, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Social. A apresentação deverá ser feita pelo ministro Franklin Martins ou por um técnico da pasta.

A terceira exposição será feita pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a atual conjuntura econômica. Em seguida, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, fará a apresentação sobre o chamado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2, plano de obras que será lançado pelo governo como uma extensão do PAC.

Programação

Para fechar a reunião, Lula deve fazer um resumo das atividades do ano previstas para 2010. A Presidência da República estima que o encontro termine às 14h, quando será servido o almoço. Depois, os ministros acompanharão o presidente à Base Aérea de Brasília, para homenagem aos militares mortos no terremoto do Haiti.

Cinco ministros estão representados por seus secretários-executivos na reunião da Granja do Torto: Celso Amorim (Relações Exteriores), Hélio Costa (Comunicações), Alfredo Nascimento (Transportes), Juca Ferreira (Cultura) e Tarso Genro (Justiça).

(*com informações das agências Estado e Reuters)

Leia mais sobre governo

    Leia tudo sobre: governo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG