gripe suína - Brasil - iG" /

Reunião ministerial começa com apresentação sobre gripe suína

BRASÍLIA - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciou às 9h30 desta segunda-feira a segunda reunião ministerial do ano. O tema econômico predomina na pauta, com discussão sobre a conjuntura econômica e o orçamento. Porém, o primeiro tema da pauta é conjuntura política.

Sarah Barros, repórter em Brasília |

A reunião foi iniciada com exposição do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre a evolução da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 ) no País. Já foram confirmadas duas mortes no Brasil em decorrência da doença. A mais recente trata-se de uma criança de 11 anos, que morreu no último dia 30 de junho, em um hospital privado, dois dias após o início de sintomas. Mesmo sem estar prevista na pauta, a exposição sobre a disseminação da doença foi pedida pelo presidente.

A avaliação de Temporão é que Brasil tem feito bom trabalho e está preparado para enfrentar a doença. O Ministério tem montado postos avançados junto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com controle absoluto de todos os turistas que chegam dos países com grande número de casos de contaminação.

Antes de começar a reunião, Lula falou ainda com o vice-presidente da República, José Alencar, para ter informações sobre seu estado de saúde. Alencar está internado desde a semana passada em São Paulo para tratamento de tumores.

AFP
Lula e Dilma Rousseff durante a reunião ministerial

Pauta

Pela manhã, os ministros das Relações Institucionais, José Múcio, e da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins, farão exposição sobre a conjuntura política do País. Líderes da base aliada no Congresso Nacional acompanham a reunião nesta manhã. Os escândalos envolvendo o presidente do Senado, José Sarney, e a instalação da CPI da Petrobras devem ser avaliados neste momento.

Ainda antes do almoço, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meireles, discorrem sobre a situação do país em relação à crise econômica mundial.

À tarde, os ministros da Casa Civil, Dilma Rousseff, e de Minas e Energia, Edison Lobão, falam sobre os trabalhos em torno da exploração de petróleo na camada pré-sal. Em seguida, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, tratará sobre questões relacionadas ao orçamento, tanto em relação à execução deste ano quanto sobre as projeções para o ano que vem.

Ausências

Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Defesa, Nelson Jobim, não participam da reunião. Eles estão em viagem para Paris, França. Na reunião, eles são representados pelo secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Filho, e pelo comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, respectivamente. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também está em viagem, para Portugal. Ele é representado pelo secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro.

Dos ministros previstos para participar da reunião, estão ausentes os ministros de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, e da Cultura, Juca Ferreira.

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suínalulareunião

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG