SYDNEY, 8 MAI (ANSA) - Um retrato realista do ator australiano Heath Ledger em posição pensativa, completado por seu amigo de infância Vincent Fantauzzo apenas duas semanas antes de sua morte, foi eleito como o mais popular no principal concurso australiano de retratos, o Archibald Prize.

Ledger, conhecido principalmente pelo papel do cowboy gay no filme "Brokeback Mountain" (2005), faleceu no último dia 22 de janeiro em Nova York, aos 28 anos de idade, devido a uma overdose acidental de medicamentos.

Fantauzzo retratou Ledger durante dois meses, no final do ano passado, em sua cidade natal, Perth, oeste da Austrália.

A imagem mostra Ledger com o peito nu sobre um fundo escuro olhando fixamente para o espectador. Dos lados, como em um tríptico, estão duas outras imagens suas que sussurram em seus ouvidos.

A galeria de arte de Nova Gales do Sul, responsável pelo prêmio e que expõe os retratos, anunciou nesta quarta-feira que o quadro com Ledger foi o preferido dos visitantes com 32 mil votos.

"Acredito que este quadro seja mais que especial, pois Heath e eu realmente trabalhamos juntos, e levamos a idéia realmente a sério", disse Fantauzzo.

O retrato, que não está à venda, apesar das boas ofertas recebidas, foi doado à família do ator, que por sua vez o emprestou por tempo indeterminado à galeria onde está exposto. (ANSA)

Leia mais sobre: Heath Ledger

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.