Retrato de amante de Jane Austen será leiloado

LONDRES ¿ Um pequeno retrato do amante da escritora britânica Jane Austen (1775-1817) será leiloado na próxima semana em Londres por cerca de US$ 100 mil, informou o jornal The Guardian.

Agência Ansa |

A aquarela foi pintada dois anos depois da relação amorosa entre Austen e o estudante de direito Tom Lefroy.

Os jovens se conheceram em uma festa, dançaram juntos e se sentaram para conversar sobre o amor que sentiam por literatura e pelo escritor inglês Henry Fielding. Austen e Lefroy se apaixonaram, mas ela não tinha dinheiro e ele vinha de uma família pobre, circunstância que segundo os especialistas teria impedido a união.

Suas vidas seguiram rumos distintos, e Lefroy se tornou um importante advogado e político, alcançando o posto de ministro da Justiça da Irlanda, enquanto Austen alcançou a fama como escritora de ficção.

Segundo os especialistas, Lefroy teria servido de inspiração à autora para o personagem do galã Mr. Darcy em seu romance "Orgulho e Preconceito" (1813).

O quadro, de sete por três centímetros, foi pintado sobre marfim por George Engleheart em 1798 e ainda conta com alguns fios de cabelo de Lefroy na parte da frente. Engleheart foi um dos principais miniaturistas da época e foi contratado como pintor de miniaturas pela corte do rei George III em 1789.

A obra será leiloada entre 12 e 18 de junho na Feira de Arte e Antigüidades de Grosvenor House em Londres.

Leia mais sobre: Jane Austen

    Leia tudo sobre: jane austen

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG