Caminho das Índias - Brasil - iG" /

Restaurantes apostam no sucesso de Caminho das Índias

Pode escrever aí no seu caderninho. No ano que vem, a Índia será o país que mais vai nos influenciar com sua moda, cultura e culinária.

Agência Estado |

Olha que essa não é uma previsão baseada em indicadores econômicos ou históricos. Tanta confiança no ‘boom’ indiano vem de uma simples constatação: a próxima novela das oito da TV Globo chama-se Caminho das Índias .

O que se sabe até agora é que a trama de Glória Perez terá cenas gravadas na Índia, um enredo que tratará do sistema de castas da sociedade indiana (em que pessoas de classes sociais diferentes não podem se casar) e um elenco com Juliana Paes, Bruno Gagliasso, Tony Ramos e outros nomes de peso.

Não precisa ser muito esperto para entender que o primeiro setor que deve lucrar com a novela é o culinário. Os poucos restaurantes indianos de São Paulo já estão ansiosos pela estréia do folhetim. Os mais famosos são o Govinda Indiam, Ganesh, Delhi Palace, Tandoor e o Gopala. Eles estão servindo, inclusive, de base para a produção global criar cenários inspirados na cultura indiana. Muitos de seus proprietários já foram procurados para servir como consultores para a novela.

A culinária indiana é caracterizada pelo uso de muitas ervas e especiarias. Uma significativa porção da comida indiana é vegetariana (83% dos indianos são vegetarianos), mas existem pratos tradicionais que incluem frango, peixe, bode, cordeiro e outras carnes. Outra característica da comida indiana é o curry - que nada mais é do que uma mistura de especiarias e molhos, com um sabor levemente apimentado. "Os ingleses misturavam tudo e davam o nome de curry. Qualquer molho indiano é curry", explica o proprietário do Govinda e do Ganesh, Mukesh Chandra.

Para Renata Volpato, atriz e produtora do grupo Dharma, especializado em eventos e festas em restaurantes indianos, o ano que vem deve ser mesmo de muito trabalho. "A cultura indiana é muito bonita. Acho que é uma oportunidade das pessoas conhecerem a religião também. A novela pode ajudar muito", garante. As roupas típicas, estátuas do deus Ganesh e incensos devem ter boa aceitação junto ao público. "Na novela não vai ser só comida. É a cara de um povo. Toda as nossas tradições", comemora Chandra. Isso sem falar na ioga - que também deve voltar à moda graças ao folhetim global. As informações são do Jornal da Tarde.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG