Repórter especial do iG Ricardo Kotscho vence prêmio da ONU

SÃO PAULO ¿ O repórter especial do iG Ricardo Kotscho venceu nesta terça-feira o Troféu Especial de Imprensa da ONU. O prêmio comemora os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 30 anos do Prêmio Vladimir Herzog. Além de Kotscho, os jornalistas Zuenir Ventura, Caco Barcelos, José Hamilton Ribeiro e Henfil (morto em 1988) receberam o Troféu.

Redação |

iG
sdf
É o prêmio mais importante da minha carreira, considera Kotscho, vencedor de importantes prêmios como o Esso, o Cláudio Abramo e o próprio Vladimir Herzog.

Para o repórter do iG, vencer o Troféu tem um sabor especial por dois motivos. Além de ter o aval da ONU, a votação direta de jornalistas dá legitimidade, argumenta. A escolha dos profissionais premiados foi feita por um júri composto por mais de 500 jornalistas vencedores do Vladimir Herzog.

Aos 60 anos, Kotscho chama o reconhecimento de pré-póstumo. Não imaginava ganhar prêmios a essa altura. O único mais novo que eu é o Caco Barcelos. Então, é um reconhecimento pré-póstumo pela nossa carreira. Só o do Henfil que é póstumo, mesmo, brinca.

O Troféu, criado pelo artista plástico Elifas Andreato, será entregue no dia 27 de outubro, no Teatro da Universidade Católica, na capital paulista. No Dia dos Direitos Humanos ¿ comemorado mundialmente em 10 de dezembro ¿ será lançada uma página na Internet onde estarão disponíveis, pela primeira vez, todas as matérias ¿ textos de jornais e revistas, fotografias, reportagens de rádio e televisão - que venceram o Prêmio Vladimir Herzog desde 1979.

A premiação é uma iniciativa do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O Troféu conta com o apoio de mais de uma dezena de entidades e personalidades coordenadas pela Oboré - Projetos Especiais em Comunicações e Artes.

Saiba mais sobre Ricardo Kotscho

    Leia tudo sobre: ricardo kotscho

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG