Jornal da Tarde é censurada pela Justiça - Brasil - iG" /

Reportagem do Jornal da Tarde é censurada pela Justiça

SÃO PAULO - Uma liminar concedida nesta terça-feira pelo juiz substituto Ricardo Geraldo Resende Silveira, da 10ª Vara Federal Cível de São Paulo, proibiu a publicação de uma reportagem na edição desta quarta-feira do Jornal da Tarde sobre supostas irregularidades cometidas pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) que estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A

Agência Estado |

 liminar foi entregue ontem à noite à Redação do jornal por Cláudia Costa, advogada do Cremesp. Sua autenticidade foi confirmada pela assessoria do imprensa do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A decisão judicial foi considerada uma afronta à liberdade de imprensa por dirigentes de entidades ligadas ao jornalismo. A decisão é absolutamente inconstitucional, pois a Constituição, no seu artigo 220, proíbe a censura e especialmente a censura prévia, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo. O grande inimigo da imprensa hoje é o Poder Judiciário, que, em decisões de juízes despreparados e com vocação totalitária, cerceia a liberdade de expressão e os direitos estabelecidos.

Para a Federação Nacional dos Jornalistas, a atitude do Cremesp é antidemocrática e configura censura prévia. Lutamos muito pelo fim da censura, mas infelizmente isso tem se tornado freqüente, disse o presidente da entidade, Sérgio Murillo de Andrade. Segundo ele, o conselho tem todo o direito de procurar a Justiça caso alguma informação inverídica seja publicada. A redação é impedida de fazer o seu trabalho, mas o maior prejudicado é o cidadão.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também condenou a atitude do Cremesp e do juiz Ricardo Geraldo Resende Silveira. O abuso é punido a posteriori. Jamais previamente, antes que expressado o pensamento, ressaltou o presidente da OAB, Cézar Britto. O estabelecimento da censura prévia tem sido noticiado constantemente, o que deve acender o sinal de alerta da democracia. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

    Leia tudo sobre: censura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG