REPERCUSSÃO-Marina Silva pede demissão da pasta do Meio Ambiente

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pediu demissão em caráter irrevogável nesta terça-feira. Veja comentários de políticos e entidades:

Reuters |

JOSÉ MARIA CARDOSO DA SILVA, VICE-PRESIDENTE PARA A AMÉRICA DO SUL, CONSERVAÇAÃO INTERNACIONAL:

'Desde que assumiu o governo ela tentou, como boa professora, mostrar que o desenvolvimento moderno tem que ter, além do desenvolvimento econômico, social, político, o desenvolvimento ambiental, ou seja, ela quis demonstrar que a questão ambiental faz parte da equação do desenvolvimento. É uma visão de longo prazo, moderna.

Ela tentou ensinar isso aos colegas de ministério. Ela tentou fazer o máximo como professora, mas infelizmente os alunos (outros ministros e o próprio presidente Lula) não aprenderam. Acho que a professora cansou.

(A saída dela) é um desastre para o governo Lula. Se o governo tinha uma credibilidade mundial na questão ambiental era por causa da ministra Marina.'

RUI PRADO, PRESIDENTE, FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MATO GROSSO (FAMATO)

'Espero que o próximo ministro não seja tão radical quanto a Marina, porque infelizmente a ministra Marina se pautou muito nas questões ambientais e se esqueceu do principal ente do meio ambiente, que é o ser humano.

...Ela era uma barreira para o desenvolvimento econômico do Brasil... Espero que o presidente Lula reflita e coloque alguém mais ponderado.

Penso que a pasta do Meio Ambiente precisa ser utilizada para a preservação ambiental junto com o desenvolvimento econômico.'

SIBÁ MACHADO (PT-AC), SENADOR:

'O ministério cumpriu sua missão e cumpriu de maneira muito boa. Esse assunto é de foro íntimo da ministra e só ela pode explicar os motivos.

Tudo na vida tem suas dificuldades, são teses, são opiniões (sobre divergências dentro do governo)... mas eu acredito que no geral o governo brasileiro teve um exemplo muito bom de como ter um desenvolvimento sustentável nos moldes que foi trabalhado pela pasta da ministra Marina Silva.'

(Reportagem de Tatiana Ramil e Roberto Samora)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG