Renascer ignorou a lei ao contratar profissional sem registro, diz Crea-SP

SÃO PAULO - O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), José Tadeu da Silva, disse que todo empreendimento de engenharia deve possuir a habilitação do órgão, através de um profissional devidamente registrado. Assim, a troca de telhas do telhado da Igreja Renascer, que desabou domingo, deveria ter sido feita por um profissional com registro no órgão.

Danielle Ferreira, do Último Segundo |

Ao Crea cabe fiscalizar e punir os profissionais registrados que estejam envolvidos em obras que resultaram em acidentes. A empresa Etersul,  que realizou a reforma do telhado da Igreja Renascer no ano passado, não possui registro no órgão. Portanto, segundo Silva, a responsabilidade é do contratante, que requisitou os serviços de um profissional sem registro. Eles não podem ignorar a existência da lei que obriga a contratar um profissional habilitado, afirma.

Sobre a nota divulgada nesta terça-feira pela assessoria da Igreja Renascer, que diz que a empresa Etersul é a responsável por todas as questões referentes à obra, o engenheiro diz que essa nota não tem o mínimo de cabimento, a igreja contratou alguém pra reformar, alguém que não tem registro.

AE
Fachada da empresa Etersul, no bairro Santo Amaro

O presidente do Crea também explica que, ao contratar um leigo, a Igreja deixa claro que assumirá a responsabilidade pela obra, que seria de um profissional habilitado, caso houvesse um acompanhando o empreendimento. O Crea aplicaria uma sanção neste profissional e, se não existe esse profissional, a responsabilidade é do contratante, diz Silva.

Silva disse que a Igreja Renascer colocou pessoas em risco ao contratar uma empresa sem profissionais habilitados para realizar a reforma.

A reportagem procurou a empresa Etersul, mas não obteve retorno.


Leia também:

Leia mais sobre: desabamento - Renascer

    Leia tudo sobre: desabamento renascer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG