O grupo de trabalho criado pelo governo para analisar as causas do blecaute que deixou 18 Estados sem luz no dia 10 de novembro deverá concluir seu relatório final na quinta-feira, em reunião marcada para as 10 horas. Hoje o grupo teve mais um encontro, no qual membros do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) detalharam os dados do Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que relata passo a passo o que aconteceu no dia do apagão.

Além do relatório final, também na próxima quinta-feira deverá ser concluída a avaliação do RAP. A diferença entre um documento e outro é que o RAP descreve o que aconteceu em cada momento e o relatório final aprofunda a análise das causas e elabora sugestões para evitar que o problema se repita.

Entre as hipóteses mais prováveis com as quais o governo trabalha está a de que o excesso de água da chuva comprometeu o funcionamento dos isoladores - equipamentos que servem para compensar elevações abruptas da tensão. Uma das possíveis soluções para evitar que essa eventual falha se repita é a instalação de guarda-chuvas para proteger os isoladores da chuva.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.