Reitora da USP é acusada de plágio em artigo científico

A Universidade de São Paulo (USP) abriu uma sindicância interna para apurar uma acusação de plágio em artigo científico que envolve a reitora da instituição, Suely Vilela. O estudo, publicado no ano passado, teria utilizado três imagens de um outro artigo de 2003 produzido por cientistas de outras instituições.

Agência Estado |

Há também dois parágrafos com uma redação semelhante, mas com adaptações para as diferentes metodologias usadas nas duas pesquisas. O texto é assinado por 11 pesquisadores, nove deles da USP.

A maior parte dos autores do artigo de 2003 pertence ao Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Há cerca de dez dias, eles notaram que três imagens de microscopia eletrônica presentes no estudo dos cientistas da USP eram idênticas às que usaram no seu próprio trabalho. No dia seguinte, a líder do grupo da UFRJ, Angela Hampshire Lopes, entrou em contato com as duas revistas científicas e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para informar o ocorrido.

As duas revistas já entraram em contato com os autores da segunda pesquisa para solicitar uma retratação. A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP iniciou uma sindicância na terça-feira para apurar se houve má-fé dos pesquisadores da instituição. O caso foi revelado ontem pelo jornal "Folha de S.Paulo".

A reitora da USP, Suely Vilela, divulgou nota para afirmar que sua colaboração foi "na área de isolamento e purificação de toxinas animais, matéria distinta em relação às passagens e imagens questionadas". Ela aponta que o artigo é "resultado da tese de doutorado da aluna Carolina Dalaqua Sant’Ana", orientada "pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Andreimar Martins Soares". A reitora orientou o mestrado de Carolina.

A aluna, que deixou a universidade depois de concluir o doutorado, não foi localizada ontem pela reportagem. Soares está na Costa Rica e deve voltar ao Brasil na próxima semana. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia, Rodrigo Guerino Stabeli, que também assina o artigo, afirma que espera o retorno de Soares para esclarecer o incidente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo .

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG