Região Sul deve ter mais chuva forte nesta segunda

Afetada pelas chuvas desde o meio da última semana, região deve enfrentar chuva forte e rajadas de ventos neste iní­cio de semana

iG São Paulo |

iG São Paulo
Área inundada no Jardim Bonfim onde há risco de deslizamentos de terra, em Almirante Tamandaré, no Paraná
Estados afetados por fortes chuvas desde a semana passada, Paraná e Santa Catarina devem enfrentar mais tempo ruim nesta segunda-feira. Segundo o Climatempo, para este início de semana há previsão de chuva chuva forte e volumosa, com potencial para rajadas de vento, ocorrência de raios, queda de granizo e alagamentos no centro-norte gaúcho, em todas as áreas de Santa Catarina e no leste, no centro-sul e no oeste do Paraná. As três capitais da região Sul ficam em alerta por conta do alto risco de temporais.

Na terça-feira, a instabilidade começa a perder força, mas ainda há cndições de chuva moderada a forte no Vale do Itajaí (SC) e no Paraná. A entrada de uma nova massa de ar seco polar deixa o tempo mais firme com sol, diminuição de nuvens e queda de temperatura no Rio Grande do Sul. Entre quarta e quinta-feira, nuvens mais carregadas voltam a ganhar força entre Santa Catarina e o Paraná e há risco de novos temporais.

No Paraná, o Estado mais afetado pelas chuvas, 9.514 mil moradores tiveram de sair de suas casas e estão hospedadas em refúgios públicos ou nas casas de parentes, segundo dados da Defesa Civil regional. Ao todo, 205 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente no Estado pelas chuvas. Não há registros de mortes no estado por causa das chuvas. Pinhais, na região metropolitana, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, decretaram estado de emergência.

Em todo o Estado, quase 3 mil residências foram inteira ou parcialmente destruídas. Até este domingo, o Corpo de Bombeiros ainda não havia localizado uma pessoa que desapareceu na região do Rio Atuba, na divisa de Curitiba com os municípios de Colombo e Pinhais.

Em Santa Catarina mais de 3.500 pessoas se viram obrigadas a abandonar suas casas, enquanto cinco municípios decretaram estado de emergência.

    Leia tudo sobre: chuvasanta catarinaparaná

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG