Regata no lago homenageia presidente JK

Realizada no dia do aniversário do criador de Brasília, evento traz grandes nomes do mundo náutico

Severino Motta, iG Brasília |

Realizada há 17 anos no lago Paranoá, a regata JK é um dos principais eventos náuticos de Brasília. Todo ano, em 12 de setembro, dia do aniversário do fundador da cidade, Juscelino Kubitschek, praticantes da vela se reúnem em busca das medalhas que homenageiam o ex-presidente da República.

Na sua última edição, em setembro de 2010, Lars Grael (bronze em Seul-1988 e Atlanta-1996) ocupou o lugar mais alto do pódio ao lado do irmão, Torben Grael (ouro nas Olimpíadas de Atlanta-1996 e Atenas-2004), deixando o veterano e vencedor da primeira edição regata, Guilherme Raulino, em terceiro lugar.

Divulgação
Regata JK, realizada todo ano no Paranoá no dia do aniversário de Juscelino Kubitschek
A regata, além de animar o cenário da vela no cerrado, também é um importante ponto de encontro para jovens velejadores, que mantêm contato com os irmãos Grael e buscam nos campeões inspiração para suas carreiras.

Torben, por exemplo, vendeu um de seus barcos em Brasília, e aproveitou a regata de 2010 para dar aulas as novos “comandates”. No ano passado, o evento contou com a presença de 41 competidores. Ao final da prova, atletas, familiares e amigos encerram o dia noutro programa tradicional à beira do lago Paranoá: um churrasco de confraternização.

    Leia tudo sobre: paranoáregata

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG