Reforma vai recuperar igreja de 1787 no centro de SP

Na manhã de 16 de março, um grupo de operários chegou ao pátio da Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no centro de São Paulo, para iniciar uma reforma. Apesar de corriqueira, a cena foi considerada um milagre, pois a igreja construída em 1787, com capela projetada por Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, luta há 17 anos pela reforma, desde o primeiro pedido, segundo o ministro João Azarias de Sobral, responsável pelo templo.

Agência Estado |

“Foi como presenciar algo impossível, um milagre mesmo. Finalmente recebemos alguma atenção.”

Com infiltrações em toda a estrutura e infestação por cupins, a Igreja das Chagas, como é conhecida, foi lacrada pela Prefeitura em fevereiro do ano passado, sob risco de ruir. A reforma emergencial, iniciada em março, foi detalhada nesta semana no Diário Oficial do Estado : terá prazo de seis meses para ser finalizada, custo de R$ 140.995,36 e priorizará recuperação do telhado e escoamento das águas da chuva, com substituição de canalização subterrânea. Os custos serão responsabilidade do Estado, conforme compromisso assumido em 2006 por decreto do então governador Cláudio Lembo (DEM). A igreja é tombada nas esferas estadual e municipal.

Em mais de dois séculos, a Igreja das Chagas foi acumulando valiosos objetos históricos. São 42 quadros com motivos religiosos - entre eles, de José Patrício, expoente das artes no Brasil Colônia -, dezenas de estátuas, restos mortais de personagens históricos (como o brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar), livros de religião e atas de conselhos realizados desde 1760. A fim de divulgar esses objetos, a Ordem Terceira pretende construir um museu em oito salas do piso superior. “Essa igreja é uma sala de aula. Num futuro próximo, depois de tanto tempo lutando por melhorias, esperamos mostrar direito o que guardamos aqui”, resume Sobral. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG