Recesso de ministros deixa Brasília vazia

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está quase vazia de ministros. À exceção do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e de alguns outros que preferiram passar o Natal em Brasília, como Edison Lobão (Minas e Energia), e Franklin Martins (Comunicação de Governo), os principais auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram de recesso ou de férias.

Agência Estado |

As folgas mais comentadas são as da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Ela está de férias desde o dia 22. No sábado, dia 20, teria se submetido a uma cirurgia plástica no rosto e no pescoço em Porto Alegre. Recolheu-se depois. De forma que há uma grande expectativa quanto à primeira reaparição pública da ministra, no início de janeiro.

Enquanto para muitos colegas a temporada é de folga e distância de Brasília, os ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Previdência, José Pimentel, tiveram de ficar de plantão, visto que suas pastas têm ainda muitas pendências para resolver. Pimentel reúne-se com Lula na segunda-feira.

Como o presidente marcou compromissos de trabalho, também estarão a postos os ministros Franklin Martins, da Comunicação Social, e Luiz Dulci, da Secretaria Geral de Governo. A não ser que o presidente convoque para alguma emergência, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, vai continuar em recesso na próxima semana, até o dia 5 de janeiro. A assessoria de Múcio lembra, no entanto, que ele é "muito imprevisível".

O ministro Mangabeira Unger, de Assuntos Estratégicos, escolheu os Estados Unidos, onde vivia antes de assumir o cargo, para passar as férias, iniciadas em 20 de dezembro. Quando voltar ao trabalho, continuará lá, para uma reunião com assessores do presidente eleito Barack Obama. Já o titular do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, escolheu a paradisíaca praia de Maraú, no sul da Bahia. A grande maioria optou passar o Natal em suas próprias cidades, com as famílias.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG