RIO DE JANEIRO - Os Estados do Acre e Rondônia estão sem luz desde as 11h20 desta sexta-feira, informou o Ministério de Minas e Energia, que não soube informar imediatamente o motivo do blecaute. A Eletronorte está verificando e até o momento não sabemos o motivo, explicou o assessor do ministério. O problema afeta cerca de 2,1 milhões de pessoas.

De acordo com o ministério, uma vez iniciado o blecaute, a Eletronorte desligou o fornecimento de energia nos dois Estados. A medida seria necessária para identificar a causa do problema.

Às 15h, a Eletronorte informou que os serviços foram normalizados no trecho entre as cidades de Ji Paraná e Vilhena, em Rondônia.

Os dois Estados foram recentemente interligados ao Sistema Nacional Interligado (SIN), após anos operando como um sistema isolado do país. De acordo com o ministério, 99% da energia do país é interligada e, até o final do ano, todas as cidades devem fazer parte do sistema.

Apagão

A falta de energia no Acre e Rondônia ocorre dois meses depois de um apagão ter atingido 18 Estados. Na noite de 10 de novembro de 2009, a partir das 22h, os 18 estados brasileiros ficaram sem energia depois da queda de três linhas de transmissão que recebem energia produzida pela usina hidrelétrica de Itaipu e a transmite às regiões Sul e Sudeste.

O relatório final do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontou que o blecaute foi resultado da associação de descargas elétricas e de intensas chuvas que atingiram a linha de transmissão de Itaipu. 

*Com Reuters

Leia mais sobre energia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.