Rebelião termina com três mortos em Manaus

Os presos liberaram os últimos cinco reféns em troca de revisão de processos, alimentação adequada, entre outros

Eduardo Asfora, iG Amazonas |

A rebelião na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, terminou por volta das 16h45 (horário do Amazonas), com três detentos mortos, antes havia sido anunciada a morte de quatro pessoas. Os presos aceitaram liberar os últimos cinco reféns em troca de garantias. Eles entregaram uma carta ao Secretário Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Lerio Lauria. Pouco antes, uma estagiária que era mantida refém foi libertada.

Na carta, os presos pedem que as autoridades tomem providências em relação à revisão de processos, alimentação adequada, superlotação, atendimento médico e infraestrutura. Os detentos queriam ainda a saída do diretor do presídio, reivindicação descartada pela Secretaria da Segurança, mas as outras reivindicações vão ser atendidas.

Remoção

 Os cinco reféns foram liberados logo após o acordo e encaminhados ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para avaliação. Por volta das cinco horas da tarde, peritos do Instituto Médico Legal (IML) entraram na cadeia para realizar a remoção dos três corpos.

O IML confirmou que foram três mortos e não quatro como foi noticiado a tarde toda.
 Os familiares emocionados acompanharam todo o processo. A Sejus informou que os detentos mortos na rebelião são: Fábio dos Remédios Martins, 25 anos; Valdemir de Souza Barros, 23 anos, e Rivelino Queiroz de Albuquerque, 37 anos. Os reféns liberados foram os assistentes sociais Valdemar Maximino, Maria Tereza, Joelma Cabral e Tatiana Silva, além dos dois estagiários Maria Consuelo Silva e Fábio Pereira. Eles foram encaminhados para unidades de saúde no centro de Manaus, mas passam bem e estão sem ferimentos

Agora, a Secretaria da Justiça vai investigar as causas da rebelião, mas há duas hipótese: a de que eles queriam melhorias na Cadeia Pública e uma disputa por controle do tráfico na capital do Amazonas.São 828 detentos na Cadeia Raimundo Vidal Pessoa.


AE
Presos no pátio da Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus

    Leia tudo sobre: rebelião manaus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG