Rebelião em cadeia no Amazonas deixa três mortos

Este é o segundo caso no Estado nos últimos quatro dias. Outro motim aconteceu na quarta-feira e também deixou três mortos

iG São Paulo |

Uma segunda rebelião em quatro dias aconteceu no Estado do Amazonas e terminou com três mortos. Desta vez, o motim foi na delegacia da cidade de Iranduba, que funciona como presídio para presos provisórios e condenados pela Justiça, na madrugada de domingo.

De acordo com a polícia local, a rebelião foi motivada pelo excesso de detentos, e pelo atraso no andamento dos processos dos presos. Segundo a Secretaria de Segurança do Estado, o motim teve início por volta das 4 horas, e foi contido aproximadamente às 9h30.

Outro caso

No último dia 10, uma rebelião na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, terminou com três mortes. Seis funcionários foram feitos reféns. Neste motim, os presos exigiam providências em relação aos processos criminais. Além desta exigência, os detentos pediram alimentação adequada, uma solução para a superlotação, atendimento médico e infraestrutura.

Em entrevista concedida ao iG , durante a semana, o secretário executivo adjunto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Bernardo Encarnação, adiantou que o problema de superlotação no Estado deve ser minimizado ainda no início do próximo ano. “Entre dezembro e janeiro deve ser concluída a construção do novo presídio do Estado, com capacidade para 568 presos, e deve entrar em funcionamento o mais rápido possível. Isso irá aliviar, e muito, a situação no Estado”, garantiu.

Para prevenir que novas rebeliões aconteçam, Bernardo Encarnação informou que o sistema de revistas dos presos será otimizado. “A Secretaria ira desenvolver um novo modelo de vistoria. No caso da rebelião em Raimundo Vidal Pessoas, a logística para revistar mais de 800 presos, num lugar que cabe 200, é complicada e precisa urgentemente ser feita de um jeito melhor.”

    Leia tudo sobre: rebeliãomorteamazonasrefém

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG