As esculturas que farão parte da edição de 2010 da CowParade paulistana, que começa oficialmente nesta sexta-feira, foram apresentadas ao público durante um coquetel realizado na noite desta quarta no MuBE - Museu Brasileiro da Escultura, em São Paulo.

Entre as vacas que mais chamavam a atenção do público estavam a Cownect, toda coberta por fios fluorescentes, e a Vaca da Garoa, cuja pintura retrata de forma melancólica as ruas de São Paulo da década de 1940.

Outro grande chamariz foi a ação do artista gaúcho Cusco, que durante o coquetel deu início a customização da vaca Cowboy. Entre canetadas e pinceladas, ele disse que ainda deve trabalhar por mais dois dias até entregá-la para os outros artistas que a finalizarão.

Augusto Gomes

Área aberta do MuBE tomada pelo rebanho do Circuito das Vacas

"A gente conversou pelo telefone e definiu o estilo do desenho. Eu vou fazer o paletó, enquanto os outros farão a calça e o rosto", explicou, convidando quem quiser conferir essa customização coletiva a comparecer a Avenida Paulista com a Rua Augusta, onde a Cowboy deve ficar.

Autor da vaca Pujança, o artista plástico Hans Hosse ainda não tinha ideia do local onde sua obra ficará nos próximos dois meses. "Foram dez horas diárias de trabalho por aproximadamente duas semanas, talvez um pouco mais", revelou.

Quando indagado sobre um possível sentimento de ciúme após tanto suor, Hosse afirmou sentir o contrário, revelando satisfação em saber que seu trabalho está trazendo alegria para as pessoas.

Augusto Gomes

O artista plástico Hans Hosse pose ao lado da vaca Pujança

"Achei que ela ficou tão bonita que depois vou botar meu dinheiro no leilão e levá-la para casa", comentou rindo. "Será que isso é ciúme?"

Apesar de finalizadas, algumas esculturas ainda não tinham um patrocinador definido, quadro que pode mudar nos próximos dias. De acordo com Catherine Duvignau, organizadora do evento, muitas empresas acabam adotando vacas na última hora, o que pode forçar pequenas alterações até a primeira semana do Circuito das Vacas.

A CowParade acontece de 22 de janeiro a 21 de março. Depois de retiradas, as esculturas serão leiloadas e a renda obtida encaminhada para obras sociais, como a Fundação Gol de Letra. O leilão permanece sem data definida.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.