Raúl Castro diz que furacões causaram prejuízos de US$10 bi

Por Jeff Franks HAVANA (Reuters) - Cuba sofreu prejuízos de quase 10 bilhões de dólares com os três furacões que passaram pela ilha neste ano, disse o presidente Raúl Castro em uma reportagem levada ao ar na televisão estatal cubana na terça-feira.

Reuters |

Ele fez os comentários durante uma visita à província de Camaguey, onde autoridades afirmam que 8 mil casas foram danificadas no fim de semana, quando o furacão Paloma passou.

"Estamos quase chegando a 10 bilhões de dólares em perdas nos últimos três meses, é assim que a economia está", disse Castro, segundo a reportagem.

Antes de Paloma, os furacões Gustav e Ike, que aconteceram entre o fim de agosto e começo de setembro, com 10 dias de intervalo entre os dois, causaram destruição em boa parte da ilha. Autoridades dizem que quase 450 mil casas foram danificadas pelas tempestades.

As estimativas iniciais dos prejuízos causados pelas duas primeiras tempestades somaram 5 bilhões de dólares, mas as autoridades aumentaram o número nos últimos dias.

O ex-líder Fidel Castro, que governou Cuba por 49 anos antes de entregar o poder ao irmão Raúl em fevereiro, escreveu em uma coluna publicada na sexta-feira que os prejuízos causados por Gustav e Ike totalizavam 8 bilhões de dólares.

Raúl Castro foi a Camaguey um dia depois que Paloma foi embora. O furacão chegou à ilha no sábado, com ventos de 195 quilômetros por hora.

A longa reportagem mostrou Raúl conversando com as vítimas do furacão e prometendo reconstruir suas casas --a maioria delas era de madeira e ficava perto do mar.

"Tudo o que vocês perderam nós vamos substituir, talvez não amanhã mas rapidamente", disse.

O governo cubano não registrou nenhuma morte relacionada ao Paloma, mas um grupo dissidente disse na terça-feira que uma pessoa morreu.

Segundo o governo, 1,2 milhão de pessoas foram deslocadas da rota do Paloma e seria "difícil imaginar" quão ruim teria sido caso elas não tivessem sido retiradas dali.

O comando cubano diz que os delocamentos são uma das grandes vantagens do sistema socialista.

"Vocês têm a revolução que merecem porque, como disse Fidel em uma coluna recente, 'o que teria acontecido se não tivesse havido uma revolução?'", disse Raúl, que foi aplaudido.

"E, em países tão ricos quanto os Estados Unidos, vejam o que aconteceu", afirmou, referindo-se às dezenas de mortos no Texas, atingido pelo Ike.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG