Tese nacional deve adiar decisão sobre aliança PT e PSDB em Belo Horizonte - Brasil - iG" /

Tese nacional deve adiar decisão sobre aliança PT e PSDB em Belo Horizonte

BRASÍLIA - A Comissão Executiva Nacional do PT se reúne nesta quinta-feira em Brasília para decidir se vai permitir a aliança com o PSDB nas eleições municipais em Belo Horizonte. Enquanto defensores da aliança tentam um adiamento da decisão, para ganhar tempo e convencer os demais membros, boa parte da cúpula petista quer vetar a coligação de modo que os tucanos só participem da chapa com apoio informal.

Rodrigo Ledo ¿ Último Segundo/Santafé Idéias |


O principal impasse está na resistência de petistas ao que chamam de uma tese divulgada nacionalmente de que a aproximação entre petista e tucanos em BH serviria como preparação para uma grande aliança nacional nas próximas eleições presidenciais, em 2010.

"O partido é nacional, tem um projeto próprio e houve este erro (do diretório municipal do PT) de transfomrar em uma tese nacional o que é uma tese local", disse o presidente do diretório estadual do PT em Minas, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG).

Lopes disse não temer uma "rebelião" dos petistas de Belo Horizonte no caso da rejeição da aliança pela Comissão Executiva porque deve prevalecer a orientação nacional do partido.

"Não será uma intervenção (no municipio), a Executiva estará dizendo que não existe uma aliança estratégica com o PSDB", alegou Lopes acrescentando que em âmbito estadual também existe um grande racha em relação à aliança, apesar de em evento recente 80% dos petistas de Belo Horizonte terem votada a favor da coligação.

Leia mais sobre: PT - PSDB  - Eleições municipais

    Leia tudo sobre: eleições municipais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG