Tatuzão , responsável por escavação do Metrô de SP, começa a ser desmontado - Brasil - iG" /

Tatuzão , responsável por escavação do Metrô de SP, começa a ser desmontado

SÃO PAULO - O consórcio responsável pela construção da linha 4/Amarela do Metrô de São Paulo deu início nesta terça-feira ao processo de desmontagem da gigantesca máquina popularmente chamada de Tatuzão, responsável pela escavação de cerca de sete dos 12 quilômetros da nova linha. Nesta terça-feira, ele chegou ao seu destino final, no poço João Teodoro, no bairro da Luz, centro da capital.

Redação |

O "Tatuzão" iniciou as escavações em 3 de março de 2007, na futura estação Faria Lima, no Largo da Batata, em Pinheiros. Nesse trajeto, a máquina passou sob a rua dos Pinheiros, as avenidas Henrique Schaumann e Rebouças, a Rua da Consolação e a Praça da República.

AE
"Tatuzão" no seu ponto final nesta terça-feira

A linha 4/Amarela deve ligar o pátio Vila Sônia, na região Oeste, à estação Luz, no centro da cidade.

De acordo com a assessoria do Metrô, o "Tatuzão", cujo nome técnico é Shield EPB, foi fabricado na Alemanha, pesa 1,8 mil toneladas e mede 75 metros de comprimento. Possui uma roda de corte de 9,5 metros de diâmetro, podendo escavar e finalizar cerca de 14 metros por dia, a uma profundidade média de 30 metros da superfície.

Agência Estado
o
O "tatuzão" pesa 1,8 mil toneladas e mede 75 metros de comprimento
O Metrô afirma quer a operação comercial da primeira etapa da Linha 4, chamada linha da integração, está prevista para 2010, com uma frota de 14 trens. Nessa etapa, a linha vai funcionar com seus 12,8 quilômetros de vias subterrâneas e as seis estações prioritárias: Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, que farão integrações físicas e tarifárias com as demais linhas do Metrô (1, 2 e 3, respectivamente) nas estações Luz, Paulista e República.

A previsão é de que a desmontagem do equipamento leve cerca de dois meses.

Leia mais sobre: metrô

    Leia tudo sobre: metrôsão paulotransportetransporte coletivo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG