Só fui porta voz da vontade popular , diz deputado da PEC do 3° mandato - Brasil - iG" /

Só fui porta voz da vontade popular , diz deputado da PEC do 3° mandato

BRASÍLIA - O deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), que protocolou nesta quinta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para permitir um terceiro mandato ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que foi um ¿porta voz da vontade popular¿. Com 176 assinaturas favoráveis à matéria, Barreto disse que só não conseguiu mais pois ¿alguns líderes ainda não têm coragem de demonstrar aquilo que está em suas mentes e seus corações¿.

Severino Motta, repórter em Brasília |

Ao protocolar a PEC, Barreto contava com 249 assinaturas. Destas, oito não conferiram com a original dos deputados, duas pertenciam a parlamentares fora de exercício, 43 estavam repetidas e 20 foram retiradas até a meia noite, ficando um total de 176 nomes na lista, cinco a mais que os 171 necessários para iniciar a tramitação de uma PEC.

No último mês, enquanto colhia as assinaturas, cheguei a ter quase a metade da Câmara, mas por pressão alguns deputados foram retirando suas assinaturas. Conseguimos protocolar e ainda depois disso outros 20 retiraram, alegou.

Questionado sobre a possibilidade da PEC ser aprovada pela Câmara, Barreto se mostrou otimista. De acordo com as pesquisas, metade da população já é a favor, isso faz com que mudanças aconteçam no ambiente político e mais parlamentares passam a assumir sua vontade.

Barreto disse ainda que na semana que vem vai se encontrar como presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) para que a tramitação da PEC seja iniciada.

Para permitir um terceiro mandato, a PEC tem que ser aprovada, em dois turnos na Câmara, com um mínimo de 257 votos, e também em dois no Senado, com pelo menos 49 votos. Isso um ano antes das eleições de 2010. Caso a PEC seja aprovada depois de setembro, a nova regra só valeria para as eleições de 2014.

PEC sobre terceiro mandato tramita:

Leia mais sobre: terceiro mandato

    Leia tudo sobre: terceiro mandato

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG