LOS ANGELES - A história de um jovem indiano que luta pelo prêmio de US$ 1 milhão num programa de televisão tem tudo para ser o grande vencedor do Oscar 2009. A 81ª edição do principal prêmio do cinema mundial acontece a partir das 22h (horário de Brasília) no Teatro Kodak, em Los Angeles.

De acordo com os apostadores de Las Vegas, capital do jogo nos Estados Unidos, "Quem Quer Ser Milionário?" deve levar a estatueta de melhor filme. Ainda de acordo com os apostadores, o prêmio de melhor ator deve ir para Mickey Rourke ("O Lutador"), enquanto o de melhor atriz deve ficar com Kate Winslet ("O Leitor").

O maior concorrente de Rourke é Sean Penn, por sua interpretação do ativista gay Harvey Milk em "Milk - A Voz da Igualdade". Entre as atrizes, quem tem mais chances de tirar a vitória de Winslet são Anne Hathaway ("O Casamento de Rachel") e Meryl Streep, com dua 15ª indicação ao Oscar, por "Dúvida".

Na categoria melhor ator coadjuvante, o favorito disparado é Heath Ledger, o Coringa do filme "Batman - o Cavaleiro das Trevas". Ledger morreu em janeiro do ano passado e, se vencer, será o segundo ator a ganhar um Oscar póstumo. O primeiro e, até o momento único, foi Peter Finch, melhor ator em 1977 por "Rede de Intrigas".

Entre as coadjuvantes, há um ligeiro favoritismo para a espanhola Penélope Cruz, por "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. Mas não será nenhuma surpresa - a categoria, afinal, é conhecida por ser imprevisível - se a estatueta for parar nas mãos de Amy Adams ("Dúvida") ou Taraji P. Henson ("O Curioso Caso de Benjamin Button").

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.