Quanto mais anos de estudo, melhor é o nível de vida , diz Lula a jornal - Brasil - iG" /

Quanto mais anos de estudo, melhor é o nível de vida , diz Lula a jornal

RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugura, nesta terça-feira, duas escolas no Rio de Janeiro como parte no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As escolas ficam em Manguinhos e no Morro Dona Marta. Sobre os projetos, Lula concedeu uma entrevista ao jornal Extra em que revelou dar grande importância aos estudos. Quanto mais anos de estudo tem a população, melhor é o seu nível de vida, e menor, o índice de violência, disse.

Redação |

"É claro que é possível alguém se destacar mesmo com pouca escolaridade, da mesma maneira que é possível ganhar na Mega-Sena acumulada", completou o presidente. Ele destacou o investimento nas universidades federais e em escolas técnicas como amostra do que diz ser um "investimento pesado na educação".

Na entrevista, o presidente também comentou o andamento geral das obras do PAC no Rio. "[as obras] Vão muito bem", disse, quando questionado sobre o estágio dos projetos na Baixada Fluminense e no Itaboraí.

"No Complexo do Alemão, 12% delas já estão concluídas. Na Baixada Fluminense e Itaboraí existem nada menos do que 34 em andamento", defendeu. Apesar disto, ele assumiu que existem problemas em alguns municípios. "São problemas que independem do que queremos ou do que fazemos", concluiu.

Lula explicou, também, que foi criado um grupo de trabalho, com representantes das diversas instâncias do governo, para decidir como superar cada nova dificuldade. O presidente definiu o Rio como um "verdadeiro canteiro de obras" para onde estão sendo destinados R$ 89,8 bilhões, até 2010.

Segurança Pública

Lula falou, durante a entrevista, que o modelo adotado pela Secretaria de Segurança no Morro Dona Marta segue as diretrizes do Pronasci, que tem a intenção de criar os Territórios da Paz - "regiões onde os governos municipais, do estado e da União se unem para implantar não só a repressão ao crime, mas a prevenção, trabalhando especialmente com os jovens", disse o presidente.

Leia também:

Leia mais sobre: PAC - Lula

    Leia tudo sobre: lulapac

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG