Os Simpsons completa 20 anos com programa especial - Brasil - iG" /

Os Simpsons completa 20 anos com programa especial

NOVA YORK - Os Simpsons completou 20 anos no ar este mês. Para comemorar o aniversário, a emissora de TV americana Fox exibirá um programa especial de uma hora de duração sobre o fenômeno cultural do desenho animado e como a família Simpson é vista em várias partes do mundo.

Agência Estado |

Divulgação

Especial da série será exibido no dia 10 de janeiro na televisão norte-americana

"The Simpsons 20th Anniversary Special: in 3-D! on Ice" será apresentado por Morgan Spurlock, responsável pelo documentário "Super Size Me - A Dieta do Palhaço". Ele também produziu e dirigiu a celebração. O programa especial será exibido em 10 de janeiro, às 20h30, na Fox americana.

O desenho animado com Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie estreou no canal em 17 de dezembro de 1989, depois de uma temporada de quase três anos como esquetes do programa humorístico "The Tracey Ullman Show".

O episódio de número 450 da série irá ao ar antes do documentário. "Once Upon a Time in Springfield" tem uma série de participações especiais. Há vozes de da atriz Anne Hathaway, do comediante Jackie Mason (novamente no papel do rabino Hyman Krustofski, pai do palhaço Krusty) e até da cantora de jazz Eatha Kitt, que morreu em 25 de dezembro do ano passado.

Em julho deste ano, "Os Simpsons" entrou para o "Guinness, o Livro dos Recordes" como a série recordista de tempo na telinha. O programa passou a sitcom "The Adventures of Ozzie and Harriet", que teve 435 episódios entre 1952 e 1966.

A paródia satírica de uma família de classe média americana foi criada por Matt Groening e produzida por James L. Brooks. Os personagens têm os nomes de parentes do criador, à exceção de Bart, que seria inspirado no próprio autor.

"Os Simpsons" foi um dos primeiros grandes sucessos da rede Fox, que estava no ar havia pouco tempo. O desenho animado foi o primeiro programa do canal a ficar no Top 30 dos shows da temporada, logo em sua estreia.

De lá para cá, a consagração foi tanto de público quanto de crítica. "Os Simpsons" ganhou 25 Emmys, 26 Annies (os Oscars dos desenhos animados) e até um prestigiado Peabody Award.

A edição de 31 de dezembro de 1999 da revista "Time" elegeu o programa a melhor série de TV do século 20. Em 14 de janeiro de 2000, o show ganhou a própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

O sucesso mais recente da família de Springfield (estado desconhecido) foi "The Simpsons Movie", o filme baseado na série. A produção, que estreou em 27 de julho de 2007, faturou US$ 527 milhões em todo o mundo.

(Reportagem de Ricardo Bairos)

Leia mais sobre: Os Simpsons

    Leia tudo sobre: os simpsonssimpsons

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG