Os desafinados é exibido na mostra de cinema brasileiro em Lisboa - Brasil - iG" /

Os desafinados é exibido na mostra de cinema brasileiro em Lisboa

Lisboa, 8 nov (EFE) - A terceira mostra de cinema brasileiro em Lisboa, que exibe este fim de semana seis filmes, reflete o lado mais positivo do Brasil com Os desafinados, um longa que evoca as origens da Bossa Nova e a vitalidade deste gênero musical. O diretor do filme, Walter Lima Jr., um dos máximos expoentes do Cinema Novo, disse à Agência Efe que a produção mostra o perfil mais simpático do país, opondo-se à corrente atual de filmes de temática violenta.

EFE |

"A maioria dos filmes brasileiros vistos fora do país é violenta e passa uma imagem que não reflete as características positivas de nosso caráter", disse Lima, que citou o bem-sucedido "Tropa de Elite", de José Padilha, como uma obra que abusa desse ingrediente.

Para Lima, "Os desafinados", exibido em festivais de México e Estados Unidos, não se enquadra no perfil do cinema violento e busca despertar "emoção" no público e mostrar a "graça" que o brasileiro tem em sua forma de ser.

Além disso, o diretor revelou que seu próximo projeto cinematográfico será baseado em "Uma tragédia brasileira", poema de Manuel Bandeira, embora tenha ressaltado que ainda está trabalhando no roteiro.

A mostra, que acontece até domingo no Cinema São Jorge, em Lisboa, projetará também "Nome Próprio", de Murilo Salles, "A Via Láctea", de Lina Chamie, "Caixa Dois", de Bruno Barreto, "Cartola - Música Para os Olhos", de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, e "A casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo", de Ana Jobim. EFE atc/fh/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG