PARIS ¿ O longa-metragem francês O Profeta parte como o grande favorito para o César, a principal premiação do cinema na França, com 13 indicações.

Candidato da França ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o filme de Jacques Audiard já recebeu o Grande Prêmio do último Festival de Cannes.

No César, "O Profeta" disputa com seis outros longas-metragens o prêmio de melhor filme. Na categoria de melhor diretor, Audiard foi indicado ao lado de Lucas Belvaux, Xavier Giannoli, Philippe Lioret e Radu Mihaileanu.

As indicadas para o César de melhor atriz são Isabelle Adjani, Dominique Blanc, Sandrine Kiberlain, Kristin Scott Thomas e Audrey Tautou.

Pelo de melhor ator, competem Tahar Rahim, Vincent Lindon e Yvan Attal e François Cluzet, que recebeu uma dupla indicação por suas atuações em "A L'Origine" e "Le Dernier pour la Route".

Além dos indicados ao César, a academia francesa de cinema informou que a atriz Marion Cotillard dirigirá a cerimônia de entrega dos prêmios, na qual Harrison Ford será homenageado com um prêmio especial pelo conjunto de sua obra das mãos de Sigourney Weaver.

Outro homenageado será o diretor francês Eric Rohmer, morto no último dia 11, um dos criadores da Nouvelle Vague do cinema francês.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.