O Mágico de Oz completa 70 anos - Brasil - iG" /

O Mágico de Oz completa 70 anos

Los Angeles (EUA), 12 ago (EFE).- O Mágico de Oz, um dos grandes clássicos da história do cinema, completa hoje 70 anos desde sua estreia nos Estados Unidos, com toda sua magia intacta.

EFE |

Os 101 minutos de aventuras de Dorothy, o leão covarde, o espantalho e o homem de lata, que percorrem o caminho de pedras amarelas em direção à Cidade de Esmeralda para encontrar o Mágico de Oz, são "a quinta essência dos filmes de Hollywood".

A declaração foi feita à Agência Efe por Randy Haberkamp, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, de Los Angeles.

"Cada tomada foi rodada em um cenário. Não há nada real no filme.

Tudo é uma fantasia, uma completa criação artística. Foi um trabalho específico correspondente a uma época específica e isso transforma o filme em um conto de fadas eterno", afirma Haberkamp.

Baseada no livre de L.Frank Baum, o filme conta a história de Dorothy, interpretada por Judy Garland, e em seu cachorro Totó, que chegam à terra de Oz, depois de serem sugados por um tornado no estado americano do Kansas.

Lá conhecem a bruxa boa do nrte, que sugere que sigam o caminho das pedras amarelas até encontrar o Mágico de Oz, que poderá os ajudar a voltar para casa. Além disso, a feiticeira dá sapatinhos vermelhos a Dorothy, que terá que bater os calcanhares para poder voltar a seu lar.

Nesse caminho conhecem três acompanhantes: um homem de lata, que quer um coração, um leão que sonha em ter coragem e um espantalho que quer um cérebro.

"Foi uma filmagem complicada, toda a produção foi difícil e muito cara para a época", comentou Haberkamp.

O filme ganhou dois Óscares, de melhor trilha sonora e melhor música por "Over the Rainbow" e sua transmissão nas televisões dos EUA se transformou em uma tradição ao longo das décadas. EFE mg/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG