Nós não estamos livres de blecaute , diz Dilma - Brasil - iG" /

Nós não estamos livres de blecaute , diz Dilma

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta quinta-feira que o sistema elétrico nacional não está livre de blecautes, mas garantiu que o país não sofrerá mais racionamentos de energia como em 2001. Uma coisa é blecaute. Ninguém pode prometer que não vai ter interrupção. O que nós prometemos é que não terá mais racionamento neste país, afirmou a jornalistas.

Reuters |

"Nós não estamos livres de blecaute", acrescentou.

O racionamento foi necessário no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) como consequência da escassez de energia elétrica.

Na última terça-feira, um apagão, consequência de condições climáticas adversas, segundo o governo, deixou 18 Estados sem luz por cerca de cinco horas.

"Racionamento é barbeiragem", reagiu Dilma. "Hoje o Brasil tem mais energia do que em qualquer outro momento."

Assim como disse o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, mais cedo, Dilma declarou que "para o governo, este episódio está encerrado".

Questionada sobre a estratégia da oposição de colar nela a responsabilidade pelo blecaute, Dilma reagiu: "Esse tipo de polêmica não me interessa, não se deve politizar uma questão séria para o país".

Dilma, pré-candidata à Presidência em 2010, foi ministra das Minas e Energia de 2003 a 2005.

(Reportagem de Natuza Nery; Edição de Carmen Munari)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG