Não vamos crescer se não incorporarmos tecnologia de ponta , afirma Dilma - Brasil - iG" /

Não vamos crescer se não incorporarmos tecnologia de ponta , afirma Dilma

Na entrevista publicada no livro ¿Brasil, passado e futuro¿, a ministra Dilma Rousseff recorre a um tema recorrente em disputas eleitorais ¿ o papel da educação e da inovação para o desenvolvimento. ¿Não vamos crescer se não incorporarmos tecnologia de ponta e se não fizermos da agregação de valor uma ideia fixa¿, diz a ministra. O tema estará presente no discurso que Dilma fará neste sábado, durante o 4º Congresso Nacional do PT.

Rodrigo de Almeida, iG Rio de Janeiro |

Como na entrevista, a ministra defenderá a necessidade de investimentos maciços em educação e ciência e tecnologia ¿ fatores, segundo ela, essenciais para aumentar o nível de competitividade da economia brasileira e pôr o País na rota de uma sociedade do conhecimento.

Dilma elogia o ministro da Educação, Fernando Haddad ¿ segundo ela, está dando grandes contribuições para a revolução necessária na educação. A maior dessas contribuições, garante, foi ter acabado com falsas contradições, como a dúvida entre dar prioridade ao ensino básico ou às universidades.

Como se fosse possível ter qualidade no ensino básico, sem ter professores capacitados, ironiza, questionando em seguida: Aonde iria parar o País se mantivéssemos as universidades sucateadas? Como se faz transferência de tecnologia sem institutos de pesquisa? Quem é portador do desenvolvimento científico e tecnológico, se não houver uma política para formar doutores e mestres? O Estado precisa garantir, no próximo período, o dinheiro necessário para o desafio da educação e da pesquisa básica aplicada.

    Leia tudo sobre: dilma rousseffeleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG