Horário eleitoral de 2010 já está na internet - Brasil - iG" /

Horário eleitoral de 2010 já está na internet

BRASÍLIA - Contrariando não só o período de campanha, que começa em julho do ano das eleições, blogs e comunidades em sites de relacionamento desafiam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu que páginas da internet ¿ com exceção de jornais ¿ façam propaganda para candidatos ou partidos políticos. Sites a favor de Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Aécio Neves (PSDB) e Ciro Gomes (PSB) estão antecipando a campanha de 2010, e seus acessos não param de crescer.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

A ministra Dilma conta com pelo menos quatro blogs e mais de 60 comunidades no site de relacionamentos Orkut. O mais famoso deles é o Blog da Dilma, que se autodenomina o maior portal de Dilma Rousseff na internet.

Lá é feita a promoção para Dilma presidente, são exaltadas suas ações dentro do governo e criticados os adversários. De acordo com os responsáveis pelo blog, a média de visitas é de 160 mil por mês. Ainda dentro da blogosfera governista, há o "Amigos da Presidente Dilma", uma versão 2010 do site "Amigos do Presidente Lula", que tem mais de um milhão de registros no Google.

Vale destacar que, oficialmente, Dilma, Serra, Aécio e Ciro não têm contato com os responsáveis pelos blogs, e nem com eles colaboram. Fazem isso até mesmo para se preservar, uma vez que, além de campanha antecipada, o debate eleitoral em blogs e comunidades é proibido pelo TSE.

Candidatos

José Serra e Aécio Neves também contam com pelo menos sete blogs cada um, além de mais de 60 comunidades cada. No caso do governador paulista, o blog mais famoso é o Eu quero Serra, já para o mineiro o campeão de acessos é o Pró Aécio.

Quem também conta com blog defendendo sua ida ao Palácio do Planalto é o deputado Ciro Gomes (PSB-CE), quem tem no Ciro Presidente seu maior apoiador online.

Comunidades

No que diz respeito às comunidades no Orkut, o campeão, pelo menos no número de membros, é Aécio Neves. Entre suas mais de 60 comunidades, uma delas conta com pelo menos 5 mil membros. Isso o deixa à frente de seu concorrente no PSDB, José Serra, que conta com 4,2 mil membros em sua maior comunidade.

A ministra Dilma tem seu recorde de 3,2 mil membros numa única comunidade e Ciro Gomes fica na lanterna, com 530 apoiadores num único grupo virtual.

Leia mais sobre: internet - eleições 2010

    Leia tudo sobre: eleições 2010

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG