High School Band oferece diversão e música - Brasil - iG" /

High School Band oferece diversão e música

SÃO PAULO ¿ High School Band, que estreia apenas em cópias dubladas em todo o país nesta sexta-feira, tem mais qualidades do que leva a crer seu título.Contra a vontade dos distribuidores, existem poucas semelhanças com os filmes e a série de televisão High School Musical. Na verdade, High School Band é muito superior a qualquer um dos episódios da produção da Disney e merecia sobreviver sozinho sem precisar parecer um subproduto do mundo de Mickey Mouse.

Reuters |

As semelhanças ficam mais por conta da presença de Vanessa Hudgens, protagonista de "HSM", mas ela aparece relativamente pouco, deixando espaço para dois atores realmente de talento, Aly Michalka e Gaelan Connell ("Chocolate"), e o mesmo cenário escolar. O universo é o da high school norte-americana, que os adolescentes brasileiros estão cansados de conhecer e de saber como funciona.

Connell é Will Burton, um garoto meio "nerd" que com sua mãe, Karen (Lisa Kudrow, a Phoebe, da série "Friends"), muda-se para uma nova cidade e escola, onde não se dá ao trabalho de se adaptar ou fazer amigos. A verdade é que o rapaz nunca foi muito de se enturmar, prefere ficar ouvindo seu iPod e enviar e-mails diários para David Bowie, embora o astro do rock jamais tenha respondido algum.

É um universo explorado à exaustão pelo cinema norte-americano e por isso é tão familiar e previsível. Will ficará amigo de Charlotte (Aly), a garota mais descolada da escola, que desistiu da popularidade sabe-se lá porquê. E também de Sa5m (Vanessa) ¿ realmente, o "5" no meio do nome dela não serve para absolutamente nada ¿ uma garota tão isolada quanto ele e que não pensa em fazer amigos.

Josh A. Cagan e o diretor do filme, Todd Graff, fizeram direitinho a lição de casa quando escreveram o roteiro e tudo aquilo que se espera do gênero high school está na tela.

Will ficará em dúvida se gosta de Sa5m ou Charlotte - mas esta tem um ex-namorado esnobe (Scott Porter). Ele, aliás, é o líder e vocalista da banda da escola que, no ano anterior, participou de um concurso, chamado Bandslam. Mas Will irá montar sua própria banda de nerds e a inscreverá na mesma competição.

Os membros da banda de Will entram em cena apenas como membros da banda de Will e não como personagens. Desprovidos de personalidade, densidade ou passado, eles só fazem tocar instrumentos e arriscar uma piada ou outra.

Ainda assim, "High School Band" sobrevive como algo minimamente sensível e honesto - em oposição ao bom-mocismo dos filmes Disney. Por mais estereotipados que os personagens sejam aqui, eles mantêm algo de humano.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

    Leia tudo sobre: estréias da semana

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG