LOS ANGELES ¿ O menino mago britânico Harry Potter voltou a operar sua magia nas bilheterias: o sexto filme da série altamente popular arrecadou o valor recorde de 22,2 milhões de dólares nas sessões da meia-noite da quarta-feira nos Estados Unidos.


"Harry Potter e o Enigma do Príncipe", da Warner Bros., bateu o recorde anterior de sessões de meia-noite de quarta-feira -- 18,5 milhões de dólares vendidos em ingressos no ano passado por "Batman - O Cavaleiro das Trevas", disse o presidente da Hollywood.com Box Office, Paul Dergarabedian.

Para Dergarabedian, a estreia "representa um valor enorme e possivelmente recorde em termos de bilheteria de um só dia, além de ser a melhor bilheteria de primeiro em cinco dias" de qualquer filme até hoje.

O recorde de bilheteria de um só dia nos EUA pertence a "Cavaleiro das Trevas", que estreou numa quarta-feira no verão americano passado vendendo 67,1 milhões de dólares em ingressos e acabou faturando 203,7 milhões em seus primeiros cinco dias em cartaz. O filme vendeu 1 bilhão de dólares em todo o mundo enquanto esteve nos cinemas.

Divulgação

"Harry Potter e o Enigma do Príncipe" entra em cartaz em 25% das salas brasileiras


Os cinco filmes anteriores sobre as aventuras de Harry Potter e seus amigos na escola Hogwarts, baseados nos livros infanto-juvenis best-sellers da autora J.K. Rowling, já renderam 4,5 bilhões de dólares em ingressos em todo o mundo desde o primeiro filme, lançado em 2001.

Nas últimas semanas, porém, a imprensa especulou que a base de fãs dos filmes, formada por adolescentes e pré-adolescentes, pode já estar velha demais para os filmes e que outras franquias, como a popular série "Crepúsculo", podem roubar um pouco do público de Harry Potter.

Mas "Enigma do Príncipe" está chegando aos cinemas dois anos após o filme mais recente da série, "Harry Potter e a Ordem da Fênix", levando os analistas de bilheterias a pensar que pode haver muita demanda insatisfeita pelo filme.

"Ordem da Fênix" também estreou numa quarta-feira e arrecadou 140 milhões de dólares em seus primeiros cinco dias em cartaz, acumulando um total global de 938 milhões de dólares em ingressos vendidos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.