LOS ANGELES ¿ Guerra ao Terror, drama sobre a Guerra do Iraque dirigido por Kathryn Bigelow, venceu na noite de sexta-feira (15) as principais categorias do Critics Choice Awards, premiação da crítica norte-americana. A produção ganhou os prêmios de melhor filme e melhor direção, enquanto Quentin Tarantino recebeu o troféu de melhor roteiro por Bastardos Inglórios. Bigelow dedicou o triunfo do filme aos homens e mulheres que estão no campo de batalha até hoje.

AP

Meryl Streep e Sandra Bullock trocam um beijo na boca no Critics' Choice Awards

O prêmio de melhor atriz foi dividido entre Sandra Bullock, por "The Blind Side", e Meryl Streep, por "Julie & Julia". As duas comemoraram o empate trocando um beijo em cima do palco. "Temos tanta sorte de estar aqui esta noite enquanto muito outros estão sofrendo", afirmou Bullock no microfone. A estrela doou US$ 1 milhão para as vítimas do terromoto no Haiti.

AP

Kathryn Bigelow segura o prêmio de
melhor filme por "Guerra ao Terror"

"Amor Sem Escalas", filme dirigido por Ivan Reitman e um dos favoritos ao Oscar, ganhou apenas como melhor roteiro adaptado. "Avatar", outro concorrente de peso para o Globo de Ouro e a festa da Academia de Hollywood, foi eleito melhor filme de ação e venceu uma série de prêmios técnicos (fotografia, edição, direção de arte, som e efeitos visuais).

Jeff Bridges levou para casa a estatueta de melhor ator, por seu trabalho em "Crazy Heart". Nas categorias de coadjuvante, foram lembrados Christoph Waltz ("Bastardos Inglórios") e Mo'Nique ("Preciosa"). "Nine", que havia aberto a premiação com dez indicações, assim como "Bastardos", terminou a noite de mãos vazias.

Os ganhadores foram escolhidos pela Broadcast Film Critics Association, entidade que reúne críticos de cinema de 200 meios de comunicação da América do Norte, entre TV, rádio e internet.

A cerimônia de entrega do Globo de Ouro acontece neste domingo, a partir das 23h (horário de Brasília). Os indicados ao Oscar, por sua vez, serão conhecidos no dia 02 de fevereiro.

Veja abaixo a lista completa dos vencedores do Critics' Choice Awards 2010:

Melhor filme: Guerra ao Terror
Melhor diretor: Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror
Melhor roteiro original: Bastardos Inglórios
Melhor roteiro adaptado: Amor Sem Escalas"
Melhor ator: Jeff Bridges, por Crazy Heart
Melhor atriz: Meryl Streep, Julie & Julia, e Sandra Bullock, The Blind Side
Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios
Melhor atriz coadjuvante: MoNique, por Precious
Melhor elenco: Bastardos Inglórios
Ator/atriz revelação: Saoirse Ronan, por Um Olhar do Paraíso
Melhor animação: Up ¿ Altas Aventuras
Melhor filme de ação: Avatar
Melhor comédia: Se Beber, Não Case
Melhor documentário: The Cove, de Louie Psihoyos
Melhor direção de arte: Avatar
Melhor figurino: A Jovem Victoria
Efeitos especiais: Avatar 
Melhor som: Avatar 
Melhor trilha sonora:  Up - Altas Aventuras

* Com AP

Leia mais sobre: Oscar 2010

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.