Estamos nas mãos do PT , diz senador Demóstenes Torres - Brasil - iG" /

Estamos nas mãos do PT , diz senador Demóstenes Torres

BRASÍLIA -Depois da reunião do Conselho de Ética, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) afirmou nesta quarta-feira à noite que a decisão sobre o futuro das denúncias contra o presidente do Senado, José Sarney, (PMDB- AP) no Conselho de Ética está nas mãos do PT, partido do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |


Estamos na mão do PT. Se fossem todas arquivadas (as denúncias), o senador Mercadante me falou que eles não aceitariam, confidenciou o democrata.

Mesmo com o prazo de 48 horas, o senador garantiu que a oposição deve entrar ainda nesta quinta-feira com recursos contra a avaliação do presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB- RJ). 

Agência Senado
Reunião do Conselho de Ética
Reunião do Conselho de Ética

Para Demóstenes Torres, Paulo Duque agiu ilegalmente e utilizou uma justificativa padrão equivocada. Ele explica que material jornalístico é suficiente para instaurar uma denúncia e não condenar algum parlamentar.

O democrata avalia que o arquivamento de quatro denúncias contra Sarney (uma representação do PSol e três denúncias individuais feitas pelo senador tucano Arthur Virgílio(AM)) no Conselho de Ética foi uma absolvição sumária.

Próximas denúncias

Questionado sobre a possibilidade de arquivamento das outras seis ações contra Sarney, Paulo Duque foi direto: se os processos foram iguais a estes (apresentados hoje), a tendência é de que sim (sejam arquivados).

O vice-líder da maioria no Senado, Gilvam Borges (PMDB-AP) também não vê futuro nos trabalhos do Conselho de Ética. 99,9% (de chance) é de que vão pra gaveta (as próximas denúncias), diz.

O senador petista Aloizio Mercadante (SP), procurado pela reportagem, ainda não se manifestou sobre o assunto.

A próxima reunião do Conselho está prevista para o dia 12 de agosto, quando os despachos do presidente do Conselho sobre as demais seis ações contra Sarney serão apresentadas.

Leia também:


Leia mais sobre crise no Senado

    Leia tudo sobre: ato secretoconselho de éticademdemostenes torressenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG