Cidade natal de Gardel no Uruguai celebra aniversário do cantor - Brasil - iG" /

Cidade natal de Gardel no Uruguai celebra aniversário do cantor

MONTEVIDÉU ¿ A cidade uruguaia de Tucuarembó, que se autodenomina a cidade natal de Carlos Gardel, celebra nesta quinta-feira o aniversário do cantor, o maior intérprete de tango de todos os tempos.

Agência Ansa |

Em comemoração pelo aniversário do "Zorzal Criollo" (ave típica da região dos Pampas), como era conhecido Gardel, as associações La Milonguita e de Aposentados e Pensionistas de Tucuarembó organizaram uma série de atividades que incluem um baile popular ao ar livre, situada 390 quilômetros ao norte de Montevidéu.

O cantor, que faleceu em junho de 1935, vítima de um acidente aéreo ocorrido na cidade colombiana de Medellín, tem sua naturalidade disputada por Uruguai, Argentina e França.

Os uruguaios afirmam que o cantor nasceu em Tucuarembó no dia 11 de dezembro de 1887, fruto da relação entre Carlos Escayola e María Leila Oliva (então com 13 anos), e que no marco desse amor proibido foi entregue a Berta Gardés.

Argentinos e franceses, por outro lado, sustentam que Gardel nasceu na cidade de Toulouse no dia 11 de dezembro de 1890, filho de Berthe (ou Berta) Gardés e Paul Laserre, e que chegou com sua mãe a Buenos Aires no navio "Don Pedro" no dia 11 de março de 1893.

Enterrado no cemitério de La Chacarita, em Buenos Aires, a voz de Gardel foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2003.

    Leia tudo sobre: carlos gardel

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG