Caminho das Índias ganha o Emmy Internacional de melhor telenovela - Brasil - iG" /

Caminho das Índias ganha o Emmy Internacional de melhor telenovela

O Brasil conquistou o prêmio de Melhor Telenovela do Emmy Internacional, em cerimônia de gala na noite de segunda-feira em Nova York, com a produção Caminho das Índias, da Rede Globo, escrita por Gloria Perez.

AFP |

O Brasil era o segundo país com mais indicações na premiação (cinco), atrás apenas do Reino Unido (nove), que conquistou cinco estatuetas. "Caminho das Índias" é a primeira telenovela brasileira premiada no Emmy Internacional.

Os ingleses levaram os prêmios de Melhor Ator, com Ben Whishaw, e Melhor Atriz, com Julie Walters, além das categorias Melhor Programação de Arte, Melhor Programação Infanto-Juvenil e Melhor Documentário.

A Dinamarca, por sua vez, ganhou a Melhor Série Dramática, enquanto o Japão conquistou Melhor Série Cômica e a Holanda, Melhor Reality Show. A Alemanha ganhou por Melhor Mini-Série.

"Todos os programas e performances indicados são uma verdadeira inspiração para todos nós na indústria e para o público em todo o mundo", declarou o presidente da International Emmy Academy, Bruce Paisner.

A premiação ocorreu no hotel Hilton, em Nova York, e foi apresentada pelo comediante britânico Graham Norton.

Personalidades como o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger e a veterana entrevistadora Barbara Walters entregaram algumas estatuetas. A atriz Juliana Paes, protagonista de "Caminho das Índias", também apresentou uma das categorias.

Um prêmio especial, o International Emmy Founders, foi outorgado ao legendário apresentador britânico David Frost, que em sua longa carreira entrevistou todos os primeiros-ministros do Reino Unido entre 1964 e 2009 e todos os presidentes dos Estados Unidos entre 1969 e 2008.

Ao todo, 41 indicados de 17 países concorriam em 10 categorias no 37º Emmy Internacional.

O Emmy Internacional, equivalente da televisão internacional ao Oscar do cinema, acontece durante seis meses, com três rodadas de apreciação dos candidatos, avaliados por 600 juízes em 50 países. Programas dos Estados Unidos, que têm seu próprio Emmy, não concorrem.

sms/ap

    Leia tudo sobre: caminho das índias

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG