Blog do Planalto¿ agora tem um clone, o http://planalto.blog.brplanalto.blog.br, que reproduz os textos postados no blog oficial, mas permite comentários, o que não existe no original. De iniciativa do projeto Esfera, a página está no ar desde esta quinta-feira." / Blog do Planalto ganha clone com comentários de internautas - Brasil - iG" / Blog do Planalto¿ agora tem um clone, o http://planalto.blog.brplanalto.blog.br, que reproduz os textos postados no blog oficial, mas permite comentários, o que não existe no original. De iniciativa do projeto Esfera, a página está no ar desde esta quinta-feira." /

Blog do Planalto ganha clone com comentários de internautas

SÃO PAULO - Lançado na última segunda-feira pela Presidência da República, o ¿http://blog.planalto.gov.br/ target=_topBlog do Planalto¿ agora tem um clone, o http://planalto.blog.brplanalto.blog.br, que reproduz os textos postados no blog oficial, mas permite comentários, o que não existe no original. De iniciativa do projeto Esfera, a página está no ar desde esta quinta-feira.

Redação |

Divulgação
Blog entra no ar com vídeo de Lula
Segundo Pedro Markun, que, junto com a também jornalista Daniela Silva, montou o site, o blog foi pensado após a percepção das críticas em relação à falta de comentários no site oficial. Ele é totalmente diferente e a diferença é que tem comentários. Quando a gente lançou o blog, as primeiras reações foram se era o original ou não. Isso evidencia que o conteúdo é mais importante do que a forma, explica.

Desde que foi lançado, o clone do Blog do Planalto recebeu mais de 300 comentários. Para Markun, o volume ainda não foi tão grande quanto o esperado. Na minha opinião é pouco, porque se todo mundo estava com essa necessidade de comentar, deveria ter mais. Segundo ele, a provocação coloca à prova as justificativas do governo em não abrir os textos para comentários.  A assessoria de imprensa do Planalto alega que, num primeiro momento, seria inviável abrir o blog para comentários por falta de estrutura da Secretaria de Imprensa, não só para fazer a moderação, mas também para dar respostas aos leitores.

Segundo Markun, também no blog clone não há moderação.  Não haveria sentido nenhum se os comentários fossem moderados, tem vários comentários ofendendo a esquerda, a direita e até o gandula, brinca. A idéia do projeto é mostrar o que agora esses comentários vão proporcionar em termos de políticas públicas, completa.

Reforma eleitoral

Sobre a reforma eleitoral , aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado, na última quarta-feira, Markun acredita que a proposta pode muito bem não pegar.  Tecnicamente é muito difícil você controlar a rede. O blog é um espaço público. Vetar uma discussão dentro de um blog é vetar a discussão dentro de uma mesa de bar. 

Os senadores votaram pela liberação da campanha por meio de blogs e os candidatos não serão obrigados a usar o domínio ".can.br", mas deverão registrar o site na Justiça Eleitoral. A regulamentação, porém, limita a cobertura jornalística nas eleições ao não permitir - assim como a regra em vigor para TVs e rádios - opiniões.

Para o jornalista, a existência de uma legislação relativa à internet coloca em evidência que a rede chegou para ficar. É uma identificação que a rede está aí e as pessoas querem utilizar, afirma.

Blog do Planalto

Em textos, vídeos, discursos em áudio, infográficos e outros recursos eletrônicos, os recados do presidente Lula à sociedade são dados por uma equipe de três jornalistas e dois técnicos, contratados para se dedicar ao blog.

Os internautas só podem interagir com o presidente por meio de críticas e sugestões enviadas diretamente à equipe do Planalto. Não há, inicialmente, um campo para perguntas e repostas ou comentários. Na estreia do blog, o presidente Lula trouxe informações sobre o pré-sal .

Leia também:

Leia mais sobre: Blog do Planalto

    Leia tudo sobre: blog do planaltoblogsinternet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG