Blindness abre Festival de Cannes nesta quarta-feira - Brasil - iG" /

Blindness abre Festival de Cannes nesta quarta-feira

O filme ¿Blindness ¿ Ensaio sobre a Cegueira¿, de Fernando Meirelles, abre com pompa nesta quarta-feira a 41ª edição do Festival de Cannes, o mais importante do mundo. Adaptação do romance homônimo do escritor português José Saramago, tarefa considerada por muitos cineastas quase impossível, o longa com elenco estelar é cercado de expectativa da crítica especializada e do público brasileiro, uma vez que, além de inaugurar o festival, também concorre à prestigiada Palma de Ouro.

Da Redação do Último Segundo |

Na sessão do filme à imprensa, na manhã de hoje, Blindness teve recepção morna, motivando poucos aplausos após sua exibição. A abertura oficial do festival, com as estrelas e o diretor caminhando no tapete vermelho de Cannes acontece logo mais, à noite.

Terceira adaptação consecutiva de Meirelles ¿ antes dela, o diretor dirigiu Cidade de Deus, baseado no livro de Paulo Lins, pelo qual recebeu uma indicação ao Oscar, e O Jardineiro Fiel, de John Le Carré ¿, Ensaio sobre a Cegueira foi filmado ao longo de 2007 no Canadá, Uruguai e São Paulo, quando, inclusive, chamou a atenção por interromper o trânsito em diversos pontos do Centro e outros locais da capital paulista.

Na trama, uma misteriosa epidemia de cegueira se abate sobre uma cidade moderna e anônima, com exceção de uma mulher, interpretada por Julianne Moore. As fronteiras são fechadas e a cidade padece em um confinamento, entrando em decadência. Além de Moore, o elenco conta com Mark Ruffalo, Danny Glover e Gael García Bernal, entre outras estrelas, como a brasileira Alice Braga, em ascensão em Hollywood.

Clique aqui para acessar o
infográfico de Cannes 2008

Assim como fez em seus trabalhos anteriores, Meirelles manteve um blog ao longo da produção, em que descreveu os percalços da filmagem e do trabalho de edição. Segundo ele, o processo de finalização foi bastante difícil ¿ depois de exibições teste realizadas na América do Norte, foram feitas ao menos seis versões do filme, para cortar cenas violentas demais e dar mais agilidade ao longa-metragem, considerado "complexo" pelos espectadores.

Ensaio sobre a Cegueira tem orçamento estimado em 25 milhões de dólares, em uma co-produção entre Brasil, Canadá e Japão. A 20th Century Fox lança o filme em território nacional no dia 12 de setembro, pouco depois da estréia na Europa.

Leia também:


Leia mais sobre: Festival de Cannes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG