LONDRES ¿ O filme 3D do diretor James Cameron, Avatar, empatou com o drama britânico Educação e o filme sobre a guerra no Iraque Guerra ao Terror, com oito indicações aos prêmios Bafta (Academia Britânica de Artes, Cinema e Televisão), principal premiação da categoria na Grã-Bretanha.

O trio foi seguido pelo filme sobre extra-terrestres "Distrito 9" com sete indicações. "Bastardos Inglórios" estrelando Brad Pitt e "Amor sem Escalas" receberam seis indicações cada um, segundo informações divulgadas pelos organizadores nesta quinta-feira. A cerimônia de premiação será no dia 21 de fevereiro.

Cameron, que com "Avatar" já obteve prêmios no recente Globo de Ouro, compete com Lone Scherfig ("Educação"), Neill Blomkamp ("Distrito 9"), Kathryn Bigelow ("Guerra ao Terror") e Quentin Tarantino ("Bastardos Inglórios") a melhor diretor.

Jeff Bridges ("Crazy Heart"), ganhador de um Globo de Ouro como melhor ator de drama, foi selecionado junto com George Clooney ("Amor Sem Escalas"), Colin Firth ("Direito de Amar"), Jeremy Renner ("Guerra ao Terror") e Andy Serkis ("Sex & Drugs & Rock & Roll") para o Bafta de melhor ator.

Entre as indicadas a melhor atriz estão Carey Mulligan ("Educação"), Saoirse Ronan ("Um Olhar do Paraíso"), Gabourey Sidibe ("Preciosa"), Meryl Streep ("Julie & Julia") e Audrey Tautou ("Coco Antes de Chanel").

Em anúncio feito em 7 de janeiro, na categoria de melhor filme estrangeiro, foram indicados "Abraços Partidos", "Coco Antes de Chanel", "Deixa Ela Entrar", "O Profeta" e "A Fita Branca".

A lista de indicados ao Bafta sai na época em que as premiações estão em ritmo total, apesar de não serem uma referência confiável sobre as conquistas aguardadas para a maior premiação do mundo, o Oscar.

Os Globos de Ouro foram entregues no dia 17 de janeiro, e as indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 2 de fevereiro, antes da cerimônia do dia 7 de março. O sucesso de bilheterias "Avatar" e "Se Beber, Não Case" foram os grandes vencedores dos Globos de Ouro.

* Com Reuters e EFE

Leia mais sobre: Bafta

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.