LOS ANGELES ¿ O sindicato dos produtores de Hollywood (Producers Guild of America, o PGA) anunciou nesta terça-feira (05) os indicados ao prêmio de melhor filme de 2009. Assim como no Oscar, a entidade aumentou para dez o número de concorrentes, o que permitiu a entrada de sucessos de bilheteria na disputa, caso de Avatar, Star Trek e Distrito 9.

Divulgação

"Distrito 9": aumento dos indicados permitiu a entrada da ficção científica na premiação

A animação "Up - Altas Aventuras" concorre tanto por melhor longa-metragem quanto por melhor animação, ao lado de "9 - A Salvação", "Coraline e o Mundo Secreto", "O Fantástico Sr. Raposo" e "A Princesa e o Sapo". A dupla indicação à produção da Pixar dá ainda mais força à possibilidade da dobradinha se repetir na festa do Oscar.

Os demais indicados são os mesmos que vem dominando a temporada ¿ estão lá os favoritos "Guerra ao Terror", "Amor Sem Escalas", "Invictus", "Preciosa" e "Bastardos Inglórios", assim como o drama "Educação" ("An Education"), escrito por Nick Hornby. Ficaram de fora pesos pesados como o musical "Nine", "Julie & Julia" e "Simplesmente Complicado", além de outros filmes de público mais restrito ("Um Homem Sério", "A Single Man", "Crazy Heart").

O aumento do total de indicados e, consequentemente, a entrada de filmes queridos pelo público acompanha a tentativa da Academia de Hollywood de tentar atrair maior atenção para as premiações cinematográficas. É o caso do Oscar de 1998, campeão absoluto de audiência graças à presença de "Titanic" ¿ por coincidência, também dirigido por James Cameron, de "Avatar".

Entre os documentários, o destaque é "Sérgio", filme sobre o diplomata brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em 2008 durante um atentado no Iraque. Os outros concorrentes são "Burma VJ", "The Cove" e "Soundtrack for a Revolution".

Os prêmios do sindicato dos produtores podem incentivar as vendas de ingressos e as chances dos concorrentes no Oscar, já que muitos membros do PGA também integram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.

Os ganhadores do PGA serão anunciados em 24 de janeiro, no Hollywood Palladium, uma semana depois do Globo de Ouro. Já os indicados ao Oscar vão ser divulgados em 02 de fevereiro.

* Com Reuters

Leia mais sobre: Oscar 2010

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.