Assentar pessoas em lixão foi a pior coisa que poderia ter sido feita , diz secretário de Obras de Niterói - Brasil - iG" /

Assentar pessoas em lixão foi a pior coisa que poderia ter sido feita , diz secretário de Obras de Niterói

O Morro do Bumba, onde aconteceu um deslizamento de terra na noite de quarta-feira em Niterói, abrigou até 1986 um aterro sanitário. O secretário de Obras do município, José Roberto Mocarzel, afirma em entrevista à Globo News que assentar pessoas em lixão foi a pior coisa que poderia ter sido feita. Mas não adianta falar que é um problema municipal, estadual ou federal. É um problema de todos.

iG São Paulo |

Arte iG

De acordo com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, o desabamento de tantas casas ao mesmo tempo pode ter sido facilitado pelas condições do terreno. "Não sou geólogo, mas imagine um aterro sanitário onde a água se infiltra mais rapidamente". Entre 200 e 300 pessoas estão soterradas, segundo estimativa do Corpo de Bombeiros.

Côrtes diz ainda que é extremamente pequena a chance de encontrar sobreviventes porque a lama impede a passagem de oxigênio e "cada minuto que passa mais difícil fica".

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) do Rio de Janeiro, Agostinho Guerreiro, também afirmou que o fato do local ter sido um lixão "a tragédia era anunciada".

AE
Bombeiros trabalham no resgate a vítimas em morro de Niterói

Bombeiros trabalham no resgate a vítimas em morro de Niterói


Dramas e relatos

Leia também:

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvasniteróirio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG