A Mesa recuar seria um ato de grandeza , diz senador Pedro Simon - Brasil - iG" /

A Mesa recuar seria um ato de grandeza , diz senador Pedro Simon

BRASÍLIA ¿ O senador Pedro Simon (PMDB- RS) avaliou que a decisão da Mesa Diretora de enviar três servidores do Senado dos gabinetes dos líderes partidários e dos membros da Mesa para atuar em escritórios nos Estados como ¿um grande retrocesso¿. ¿Não pedi e acho um grande retrocesso. A mesa recuar seria um ato de grandeza. Eu faço um apelo que a Mesa recue¿, pediu Simon.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

Agência Senado
O senador Pedro Simon
A declaração de repúdio do senador peemedebista soma-se à polêmica criada com a decisão de permitir o envio de servidores, que gerou acusações da divulgação de informações equivocadas por parte dos integrantes da Mesa e do próprio presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

É apenas uma alteração decidida por unanimidade, que não gera nenhuma despesa. É apenas para atender a uma reivindicação dos líderes, disse o primeiro-secretário, Heráclito Fortes (DEM-PI), membro da Mesa, nesta quinta-feira.

No entanto, quando a notícia foi anunciada por Sarney em plenário, os parlamentares presentes começaram a negar que o pedido teria sido fruto de um abaixo-assinado, com o apoio de todos os líderes partidários da Casa. Ainda mais, porque um mês antes, a Casa havia proibido o uso de funcionários fora das dependências da instituição.

O primeiro a se manifestar foi o líder do DEM, o senador José Agripino (RN), que alegou não saber da iniciativa e não concordar com ela. Mais tarde, a mesma versão foi dada pelo líder do  PSB, Antonio Carlos Valadares (SE), e do PT, Aloízio Mercadante (SP).  Desconheço o assunto e não fui consultado, afirmou o petista.

Para piorar a situação, não se sabe o paradeiro do documento. A Primeira Secretaria disse que o abaixo-assinado não teria sido entregue de fato.  A assessoria de imprensa do presidente do Senado deve publicar, na tarde desta sexta-feira, uma nota à imprensa para esclarecer as divergências sobre o assunto.

Leia mais sobre: parlamentares

    Leia tudo sobre: mesa diretoraparlamentaressenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG