Quinta-feira terá sol e tempo seco em boa parte do País

Umidade do ar volta a ficar em torno dos 30%, índice considerado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

iG São Paulo |

A massa de ar seco que está sobre grande parte do País vai deixar a quinta-feira ensolarada e sem nuvens no Centro-Oeste e nas regiões Norte e Sudeste, segundo o Centro de Previsão e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Brasília não registra chuva há 85 dias e o tempo seco é um dos fatores que mais propicia o alastramento de incêndios.

O relatório do Inpe mostra que entre à 0h de terça-feira e às 7h30 de quarta foram registrados 9.024 focos de incêndio pelo País . Pará e Mato Grosso são os Estados campeões, com 2.513 e 2.047 focos cada, respectivamente. Nesta quinta-feira, a umidade relativa do ar volta a ficar baixa na região e pode chegar aos 25% em Brasília. Previsão de mínima de 11ºC e máxima de 25ºC na cidade.

Em Goiânia (GO) dia de muito sol, névoa seca e máxima que pode atingir os 30ºC. Em Cuiabá (MT), faz ainda mais calor e os termômetros podem chegar aos 36ºC, segundo o Inmet.

Na capital paulista a quinta-feira amanheceu com céu claro e temperatura na casa dos 9,8ºC na região do Mirante de Santana, na zona norte. Em Parelheiros, no extremo sul da capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 7,2ºC no início da manhã.

A previsão é de um dia seco, com índices de umidade do ar próximos aos 30%, que são considerados de atenção, e com máxima de 24ºC no período da tarde. No Rio de Janeiro o dia fica parcialmente nublado e com chuvas isoladas. Máxima prevista de 26ºC e máxima de 9ºC.

O calor e a umidade provocarão pancadas de chuva no norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e no Amapá. Os ventos úmidos de leste deixarão o tempo instável no litoral do Nordeste e do Espírito Santo. Em Belém (PA) termômetros oscilam entre 23ºC e 33ºC. Em Manaus (AM) o dia fica encoberto e pode chover a qualquer momento, mas o calor permanece e a máxima pode chegar aos 32ºC.

No centro-sul do Rio Grande do Sul choverá principalmente a partir da tarde devido à rápida passagem de uma frente fria de fraca intensidade. As temperaturas estarão baixas no centro-leste do sudeste com possibilidade de nevoeiro no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira e no Vale do Paraíba.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: previsão do tempocentro-oestetempo seco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG