A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 44,7% das pessoas que têm celular no País não possuem telefone fixo em casa.

Agência Brasil
Celular é unico telefone para 38,6 milhões
Segundo o estudo, o celular é o único telefone para 38,6 milhões de brasileiros. Isso acontece, de acordo com o IBGE, pela facilidade de aquisição e manutenção do aparelho. Há duas opções de planos: pré-pago e pós-pago, sendo que no primeiro as pessoas colocam créditos antes de gastarem, permitindo assim que tenham um controle maior do orçamento.

O percentual dos que possuem telefone convencional é crescente conforme o aumento da renda. Entre os que ganham até ¼ de salário mínimo, 81,9% declaram que só possuem celular. Já no grupo dos que ganham mais de 5 salários mínimos a situação se inverte e 89,6% afirmam que possuem tanto celular como telefone fixo.

Em 2008, 53,8% dos brasileiros tinham telefone celular para uso pessoal, ou seja, cerca de 86 milhões de pessoas. Em 2005, este percentual era de 36,6%, correspondendo a aproximadamente 56 milhões.

Leia também:

Internet

Celular

Leia mais sobre: internet - celular


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.