Quartiero diz que vai lutar contra demarcação contínua de reserva indígena

BRASÍLIA - Paulo César Justo Quartiero, prefeito de Pacaraima e líder dos arrozeiros que lutam contra a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, disse nesta terça-feira que irá recorrer da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) caso esta seja a favor da demarcação da reserva em área contínua. Quartiero esteve há pouco reunido com Romero Jucá (PMDB-RR), no Senado Federal.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Em agosto deste ano, o ministro Carlos Ayres Britto, relator da ação que questiona a homologação da reserva em área contínua - protocolada pelos senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) - votou contra o questionamento dos parlamentares, ou seja, votou pela retirada de todos os não-índios da região. Após o voto de Britto, que durou cerca de três horas, o ministro Menezes Direito pediu vistas do processo (mais tempo para analisá-lo) e somente nesta quarta-feira o caso voltará a ser analisado pela Corte. 

A reserva Raposa Serra do Sol ocupa 46% do Estado de Roraima e é moradia de cerca de 18 mil índios - a maioria da etnia macuxi. Quartieiro e outros quatro grandes produtores de arroz controlam a região e ocupam cerca de 1% dos 1,7 milhão de hectares da reserva. Caso a demarcação em área contínua for decretada pelo STF, eles terão de sair da região.

Quartieiro ressaltou que as áreas reservadas em Roraima prejudicam a economia local. Segundo levantamento do Estado, a produção de arroz gera dois mil empregos diretos e representa cerca de 6% do PIB regional.  O arrozeiro também rebateu as críticas de ele estaria fazendo terrorismo na região.

Se defender o seu interesse pessoal, defender o patrimônio, defender o suor do seu trabalho, defender o Estado de Roraima, defender o Brasil é ser terrorista, então eu sou terrorista. Mas vou defender enquanto eu puder. (...) A atividade econômica de Roraima está sendo exterminada. A decisão do Supremo vai ser indicativo se poderemos ter esperança de ter um Estado desenvolvido, afirmou.

Leia também:

Leia mais sobre: Raposa Serra do Sol

    Leia tudo sobre: raposa serra do sol

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG